Secretaria de Educação afirma que enfrenta desafios no Ensino Integral em Paranaguá

Apesar das dificuldades enfrentadas no início do ano letivo, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, afirma que não há intenção de suspender o Ensino em Tempo Integral na rede municipal. A paralisação temporária em algumas unidades de ensino ocorre devido a fatores estruturais e operacionais, e a retomada está sendo tratada como prioridade.

“Informamos que não há intenção de suspender o Ensino em Tempo Integral, mas enfrentamos desafios no início do ano letivo, como: aumento do número de professores necessários para atender crianças com autismo (mais de 300 profissionais); remanejamento de professores para os CMEIS e substituição de professores aposentados ou afastados por problemas de saúde; incorporação das classes de Educação Infantil 4 e 5 nas escolas de Ensino Fundamental, demandando mais professores e salas de aula”, destacou a secretária municipal de Educação, Fabíola Soares Arcega.

Essas situações, segundo a secretária, resultaram na falta professores para o Ensino Integral. A Secretaria Municipal de Educação estuda a viabilização de profissionais para atender esta demanda.

NOVE ESCOLAS AGUARDANDO O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL

As escolas que aguardam contratação de profissionais para início das atividades em Tempo Integral são:

– Escola Municipal em Tempo Integral Hugo Pereira Correa;

– Escola Municipal em Tempo Integral Arminda de Souza;

– Escola Municipal em Tempo Integral Dr. Anibal Ribeiro Filho;

– Escola Municipal em Tempo Integral Francisca Pessoa Mendes;

– Escola Municipal em Tempo Integral Nascimento Júnior;

– Escola Municipal em Tempo Integral Iná Xavier Zacharias;

– Escola Municipal em Tempo Integral João Rocha;

– Escola Municipal em Tempo Integral Randolfo Arzua;

– Escola Municipal em Tempo Integral Rosiclair Costa.

11 ESCOLAS ATENDEM COM ENSINO EM TEMPO INTEGRAL

Nas escolas onde foi possível, a Secretaria de Educação já iniciou a oferta do Ensino Integral. As escolas que já começaram o atendimento em Tempo Integral são:

– Escola Municipal em Tempo Integral Maria Trindade;

– Escola Municipal em Tempo Integral Nayá Castilho;

– Escola Municipal em Tempo Integral Presidente Costa e Silva;

– Escola Municipal em Tempo Integral Sully da Rosa Vilarinho;

– Escola Municipal em Tempo Integral Luiz Andreoli;

– Escola Municipal em Tempo Integral Presidente Castelo Branco;

– Escola Municipal em Tempo Integral Gabriel de Lara;

– Escola Municipal em Tempo Integral Edinéa Garcia;

– Escola Municipal em Tempo Integral Takeshi Oishi;

– Escola Municipal em Tempo Integral Graciela Elizabeth;

– Escola Municipal em Tempo Integral Leôncio Correia.

PRINCIPAL DESAFIO: FALTA DE PROFISSIONAIS

A secretária municipal de Educação, Fabíola Arcega, ressaltou o empenho da equipe para resolver a situação com a maior brevidade possível.

“Gostaria de tranquilizar os pais e responsáveis informando que a suspensão temporária do Ensino Integral atinge apenas algumas unidades e está sendo tratada com prioridade. O principal desafio é a falta de profissionais, e medidas estão sendo tomadas com urgência para resolver essa situação. Nosso compromisso é garantir o retorno seguro e organizado do Ensino Integral o mais breve possível”, destacou a secretária de Educação.

O prefeito Adriano Ramos, assim como a secretária Fabíola Arcega, seguem no compromisso com o Ensino Integral como política de valorização da educação pública. “O compromisso com a oferta do Ensino Integral continua. A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral está mobilizada para sanar a falta de profissionais e iniciar o Ensino Integral em todas as instituições com o Programa a Escola o Tempo todo”, disse a secretária.

COMPROMISSO DA GESTÃO MUNICIPAL

Segundo Arcega, a Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso com a ampliação e consolidação do Ensino em Tempo Integral no município. “O Ensino Integral é uma prioridade para esta gestão. Buscamos avanços significativos na qualidade do Ensino Integral através da estruturação do atendimento, qualificação dos espaços escolares e formação continuada de professores. Nos colocamos à disposição para maiores informações e reafirmamos nosso compromisso com a oferta do Ensino Integral em nosso município”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.