INSS: 473 mil pessoas informaram não reconhecer descontos

O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, afirmou que 473 mil pessoas informaram não reconhecer os descontos em seus benefícios. O número corresponde a 98,6% dos pedidos feitos no sistema no primeiro dia de funcionamento.O processo para identificar os descontos e solicitar os reembolsos começou ontem. Na terça-feira (13), o INSS disparou os avisos de quem teria sofrido algum desconto, por meio do aplicativo Meu INSS.CONTEÚDOS RELACIONADOSVeja como pedir a devolução dos descontos indevidos no INSSINSS: como consultar notificações sobre descontos ilegaisINSS avisará sobre descontos ilegais a partir desta terça, 13No total, foram 9,4 milhões de beneficiários notificados. No procedimento desta quarta, o INSS não divulga o valor que cada aposentado e pensionista poderá receber de volta devido a descontos indevidos de associações, mas permite a contestação. Nela, o cidadão diz se autorizou ou não aquele desconto para as associações vinculadas.De acordo com a autarquia, a informação só será fornecida após o trâmite do instituto com as entidades.A omissão dos valores vai na contramão do que havia sido anunciado pelo presidente do instituto na apresentação do plano de ação do governo para lidar com o caso. Ele havia afirmado que, a partir de quarta, os valores seriam liberados junto com os nomes das associações que realizaram os descontos.O pedido de contestação está liberado e pode ser feito no site e aplicativo Meu INSS. Por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, o aposentado pode saber o nome da entidade que aplicou os descontos nos últimos cinco anos.Também há a opção de pedir o reembolso por telefone, na Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.Em suas manifestações sobre o tema, Waller tem reforçado que os canais oficiais do INSS pelos quais os beneficiários devem checar as informações e fazer contato são apenas o portal Meu INSS e o disque 135.Neste primeiro dia de abertura das contestações, o INSS já foi alvo de desinformação com a criação de um perfil falso “@assistencia_inss” no Instagram, que se passava por conta oficial da autarquia.“No perfil falso mencionado, há a tentativa de atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes”, explicou o órgão em nota.O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas.Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsAppSERVIÇOPASSO A PASSO PARA PEDIR A DEVOLUÇÃOEntre no aplicativo Meu INSSInforme seu CPF e a senha cadastradaSiga para “Do que você precisa?”Digite: “Consultar descontos de entidades”Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizadosInforme e-mail e telefone para contatoDeclare se os dados são verdadeirosConfirme no botão “Enviar Declarações”
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