Com projeto educativo, hospital em Marabá promove alimentação saudável para crianças

No Hospital Regional do Sudeste do Pará, Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, a alimentação das crianças é planejada para contribuir com a recuperação e promoção da saúde. O cuidado é reforçado na unidade com o projeto “Semáforo da Alimentação”, que oferece orientações nutricionais de forma lúdica e educativa.

A iniciativa promovida pelos serviços de Humanização e Nutrição Dietética, percorre as unidades de internação e corredores, com jogos, cartazes e atividades interativas, orientando os pequenos pacientes a reconhecerem os alimentos saudáveis, os que devem ser consumidos com moderação e os que exigem mais cuidado, tudo baseado nas cores do semáforo.

Pedro Silva, 11 anos, morador de Marabá, na região de Carajás, participou da atividade enquanto aguardava consulta com um cirurgião pediátrico. “Lá em casa a gente come muitas frutas e legumes. Eu já sabia que faziam bem, mas agora entendi melhor por quê”, disse.

Colorido, simples e eficiente, o projeto classifica os alimentos em três cores: verde (liberado), amarelo (moderação) e vermelho (evitar). A ideia é que as crianças entendam de forma prática, o que devem ou não colocar no prato e levem o aprendizado para casa e seus familiares.

Maria Eduarda, 8 anos, de Curionópolis, também na região de Carajás, encaminhada para atendimento com o cirurgião pediátrico, ficou empolgada com a ação. “Eu aprendi que as frutas e os legumes fazem muito bem para a gente e que o doce não pode ser todo dia. Agora vou pedir mais frutas para minha mãe”, contou, com um sorriso largo no rosto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 340 milhões de crianças enfrentam sobrepeso ou obesidade no mundo. No Brasil, cerca de 15% das crianças, entre 5 e 9 anos, estão acima do peso, realidade que exige ação urgente e estratégias eficazes de conscientização.

Orientação

No Hospital Regional de Marabá, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ações educativas como o “Semáforo da Alimentação”, fazem parte da rotina de cuidado integral oferecida aos usuários.

A nutricionista Elizangela Carvalho, uma das responsáveis pelas atividades, explica o projeto. “Quando associamos alimentos às cores do semáforo, facilitamos o entendimento. Frutas, legumes e verduras são ‘verdes’, nutritivos e bem-vindos sempre. Já alimentos como arroz branco, queijos e sucos naturais são ‘amarelos’, precisam de equilíbrio. E os ‘vermelhos’, como salgadinhos, refrigerantes e doces, devem ser evitados, porque aumentam o risco de obesidade e doenças crônicas”, destacou a nutricionista.

Elizangela reforça que a participação ativa das crianças nas atividades é essencial para que o aprendizado se transforme em hábito e, com isso, a prevenção começa desde cedo. “Quando elas entendem a importância de escolher bem o que comem, desenvolvem autonomia e consciência alimentar”, afirmou.

A adoção de hábitos saudáveis desde a infância é fundamental para evitar problemas como a obesidade infantil, diabetes tipo 2, hipertensão e outras doenças associadas à má alimentação. O “Semáforo da Alimentação” é, portanto, mais do que uma atividade educativa é um passo importante para formar adultos mais saudáveis no futuro.

A analista de Humanização Daiane Uszynski, reforça que ações como essa são realizadas regularmente na unidade. “Usamos uma linguagem que conversa com o universo infantil, para que o conhecimento não fique só no hospital, mas chegue também às mesas das famílias. As crianças se tornam multiplicadoras. Realizamos também ações beira-leitos para estimular as crianças internadas e também com aquelas que vêm ao hospital para consultas e exames”, enfatizou.

Confira a classificação dos alimentos, como um semáforo, orientando as crianças e suas famílias a fazerem escolhas mais saudáveis:

Verde – Alimentos Liberados: Frutas, verduras e legumes devem ser consumidos frequentemente, pois são ricos em vitaminas, fibras e minerais que ajudam no crescimento e no fortalecimento do corpo;

Amarelo – Alimentos com Moderação: Alimentos como arroz branco, pães refinados e queijos devem ser consumidos com equilíbrio, pois são menos nutritivos e, em excesso, podem contribuir para o ganho de peso;

Vermelho – Alimentos a Evitar: Salgadinhos, refrigerantes e doces são ricos em açúcar e gordura, aumentando o risco de obesidade e doenças crônicas. O consumo excessivo pode prejudicar a saúde a longo prazo.

Perfil: Referência em média é alta complexidade, o Hospital Regional do Sudeste do Pará, conta com 135 leitos sendo 38 de UTI e realiza atendimentos 100% gratuitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com iniciativas como o “Semáforo da Alimentação”, o hospital reafirma seu compromisso com o cuidado imediato, e também com a formação de hábitos saudáveis que podem transformar, para melhor, o futuro das próximas gerações.

(Agência Pará)

O post Com projeto educativo, hospital em Marabá promove alimentação saudável para crianças apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.