Jaime Calado articula “chapa dos sonhos” com Zenaide e Fátima para 2026

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PSD) apontou a senadora Zenaide Maia (PSD) e a governadora Fátima Bezerra (PT) como os nomes de sua preferência para uma possível chapa ao governo do Rio Grande do Norte em 2026. A proposta inclui um vice indicado pelo MDB, partido do vice-governador Walter Alves, para unir as principais forças políticas do Estado.

“Zenaide e Fátima? Seria uma excelente chapa. Eu ainda acrescentaria o seguinte: o vice seria indicado pelo MDB, por Walter Alves. Porque aí você tem uma soma de forças democráticas fortes e que tem todas as condições do mundo de botar esse Estado para acelerar seu desenvolvimento”, afirmou, em entrevista à 98 FM nesta terça-feira 13.

Outro nome cotado é o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que obteve quase 80% dos votos na última eleição. “O nome mais forte hoje para governador do Estado é Allyson Bezerra. Ele está preparado? Mossoró é um celeiro de ex-governadores, senadores”, afirmou Jaime.

O prefeito reconheceu a influência de Allyson no cenário político, destacando a afinidade entre o gestor e a senadora. “Há uma afinidade muito grande do nosso amigo Allyson. Isso nos remete a gente também ter a mesma postura”. Mas reconheceu que o cenário ainda está em aberto e pode mudar. ” Pode ser que mais na frente haja composições”.

Apesar da proposta, Jaime admitiu a complexidade do cenário político, com possíveis vetos e resistências. O senador Rogério Marinho (PL), pré-candidato ao governo, já declarou que não aceitaria Zenaide em sua chapa. “Se Allyson for para o grupo de Rogério, ele disse que não aceita Zenaide. Aceita ele. Onde é que fica Zenaide?”, questionou.

Sobre o senador, ele afirmou ser difícil uma aliança. “Agora é mais difícil, bem mais difícil a gente estar com o Rogério. Isso é claro. Quem nos conhece sabe disso. Agora, sabe por que eu digo que não veto? Porque tem prefeito que apoia a Zenaide e apoia Rogério. Você entendeu? Tem prefeito que apoia o senador Styvenson Valentim (PSDB) e apoia a Zenaide. Eu vou rejeitar…”, disse.

Sobre a relação de Zenaide com o PT, Jaime afirmou que há simpatia, mas independência. “Zenaide é uma pessoa muito independente. Muita gente acha que ela faz o que eu quero. Nem sempre. A gente pensa parecido, mas nem tudo”. Ele lembrou que, embora a senadora tenha proximidade com o presidente Lula (PT), recusou-se a subir no palanque da deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata petista à prefeitura de Natal em 2024.

O prefeito também comentou sobre a possível candidatura do secretário estadual da Fazenda (Sefaz), Cadu Xavier (PT), para o governo. “Eu conheço Cadu, é um cara decente. Fui secretário junto com ele. É um rapaz excelente. Só tenho elogios para Cadu. Agora, na hora de formar uma chapa dessa, são muitos fatores. É possível? Tudo é possível. Agora, eu acho que o nome mais forte hoje para governador do Estado é Allyson Bezerra”, concluiu.

Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.