A 1ª Regional de Saúde (RS) de Paranaguá divulgou o balanço do Dia D de Multivacinação nos sete municípios do litoral. Estiveram disponíveis vacinas contra a gripe (influenza), covid-19, febre amarela, dengue, sarampo, além de outras vacinas de rotina. O Dia D, uma mobilização estadual, tem como objetivo aumentar a imunização da população e alcançar um número maior de pessoas vacinadas. Conforme dados da RS, em Paranaguá foram aplicadas cerca de 3.700 doses de vacinas, número considerado expressivo para apenas um dia de mobilização. Ao todo, no litoral, 9.202 mil pessoas foram imunizadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Paranaguá, desde o início da campanha de imunização contra a gripe, foram aplicadas cerca de 16 mil doses no município. No entanto, a meta é atingir 50 mil doses aplicadas.
Além disso, a Semsa contou com dois pontos de apoio instalados em locais estratégicos e manteve todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso dos moradores de diversas regiões da cidade aos imunizantes disponíveis. Conforme a secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, as UBS continuam abertas e com vacinas disponíveis, os demais imunizantes seguem as datas estipuladas em cada unidade.
“A Secretaria de Saúde de Paranaguá promoveu no último dia 9 a campanha de multivacinação. Compareceram as UBS e os 2 pontos de apoio na Vila Santa Maria e Shopping Mall aproximadamente 3700 pessoas para se vacinarem, podendo ser um pouco maior até a contabilização final. Consideramos um número expressivo para um único dia de vacinação, porém precisamos vacinar ainda mais pessoas. Desde o início da campanha até este momento foram aplicadas cerca de 16 mil doses, porém precisamos atingir a marca de 50 mil doses aplicadas para atingirmos a meta desejada. Então continuamos solicitando à população que ainda não se vacinou que procure a UBS mais próxima de casa e vacine-se”, explicou a secretária.
- Paranaguá teve a pior pontuação geral em estudo que avalia desigualdade de gênero
De acordo com Scacalossi, a vacina contra a gripe foi a mais procurada no Dia D. Na sexta-feira, 9, véspera da mobilização, a Semsa realizou uma carreata como forma de divulgar a campanha e chamar a atenção da população. A secretária falou sobre a ação.
“Foi uma ação muito bacana e com grande repercussão nas mídias, a população aprovou e o intuito foi deixar a campanha principalmente para as crianças de uma forma leve e lúdica, reforçando que vacinar é um ato de amor. Quem não conseguiu se vacinar no sábado pode comparecer à UBS mais próxima de sua casa e se vacinar contra a gripe, as demais vacinas seguem as datas estipuladas em cada UBS. Não deixe de comparecer ainda dá tempo”, disse.
Como forma de ampliar a imunização no município, a Semsa, nos próximos dias, realizará a aplicação de vacinas em empresas, escolas e estabelecimentos comerciais. A próxima campanha de multivacinação está prevista para ocorrer a partir do segundo semestre.
“Continuaremos com a divulgação das datas, locais e horários disponíveis para vacinar nas UBS. Convidamos as pessoas que ainda não se vacinaram que não deixem para depois. Vacinas salvam vidas. Vamos todos cuidar da nossa saúde e da saúde de quem amamos”, finalizou a secretária.

Dados no litoral
No Dia D de Multivacinação, em Antonina foram aplicadas 504 doses de vacinas e avaliadas 233 carteiras. No município de Guaraqueçaba, 90 doses foram aplicadas e 110 carteiras avaliadas. Em Guaratuba, foram aplicadas 2.124 doses e avaliadas 1.662 carteiras. Já em Matinhos, foram 606 doses aplicadas e 666 carteiras avaliadas. Em Paranaguá, foram aplicadas 3.763 doses e avaliadas 2.252 carteiras. Em Pontal do Paraná, foram aplicadas 1.730 doses e avaliadas 1.572 carteiras.
- Mandrião-antártico é reabilitado e devolvido à natureza em Pontal do Paraná
Ao todo, foram aplicadas 9.202 doses de vacinas e avaliadas 6.693 carteiras de vacinação no litoral paranaense.