Parauapebas será palco do espetáculo “Mulheres Artistas”, que inicia temporada no município a partir da próxima segunda, dia 19, com sessões previstas até o dia 24. As apresentações ocorrerão diariamente em escolas da rede pública de ensino, sendo gratuitas e com classificação livre, levando cultura e reflexão à comunidade escolar da região, com sessões pela manhã e à tarde, promovendo o acesso ao teatro para estudantes e educadores
Ao todo, serão realizadas 26 apresentações nas cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás, onde a peça está em cartaz desde o dia 9 de maio. O espetáculo ainda contará com apresentações especiais voltadas ao público com deficiência (PcD), no Centro Viver e Conviver (Canaã) e na APAE de Parauapebas.
O espetáculo narra, de forma lúdica e crítica, a trajetória de mulheres artistas na história da arte — partindo da icônica escultura paleolítica Vênus de Willendorf até os dias atuais, e questiona: onde estavam as mulheres artistas enquanto os museus eram preenchidos por obras feitas por homens? Em cena, atrizes-cantoras, músicos, bonecos e grandes adereços ajudam a contar essa história com sensibilidade e dinamismo.
Protagonismo feminino na arte brasileira
A narrativa se debruça sobre a obra e a vida de duas grandes artistas brasileiras contemporâneas: Rosana Paulino e Adriana Varejão.
Paulino, nascida em São Paulo, teve desde cedo contato com o universo carnavalesco e afro-brasileiro. Inspirada por uma ala sobre artistas negros em um desfile da escola de samba Mocidade Alegre, percebeu o poder da representatividade. Sua obra, marcada por temas como ancestralidade, memória e violência racial, utiliza técnicas como fotografia, costura e bordado, como nas impactantes obras “Parede da Memória” (1994) e “Bastidores” (1997).
Já Adriana Varejão, nascida no Rio de Janeiro em 1964, abandonou o curso de engenharia para se dedicar à pintura e às artes visuais. Reconhecida por explorar temas ligados à história colonial, à arquitetura e à identidade, sua obra atravessa linguagens como gravura, escultura e instalação. Com carreira consolidada, já expôs em museus renomados como o MASP, Inhotim, TATE Modern (Londres), The Met e Guggenheim (Nova York), entre outros.
Elenco e produção
“Mulheres Artistas” é encenado por três atrizes-cantoras — Jess Araújo, Nicole Pinheiro e Sofia Fried — e pelo ator e músico Gabriel Sant’Anna, que também assina a trilha sonora ao lado de dois músicos convidados da região: o cantor e violonista Alex Santti e o percussionista Peixe Vibe.
Com texto de Daniela Chindler, direção e trilha sonora de Guilherme Miranda e produção de Flavia Rocha, o espetáculo dá continuidade ao trabalho de formação de plateia iniciado com a peça “Ô abre a roda!”, também coordenada por Chindler. Em três temporadas anteriores (2022 a 2024), essa iniciativa já passou por cidades como Parauapebas, Marabá, Curionópolis, Eldorado do Carajás e Canaã dos Carajás.
Segundo a roteirista Daniela Chindler, vencedora do prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil em 2012, “levar o teatro para as escolas é investir na formação de novos públicos e na democracia cultural”. Ela ainda cita Milton Nascimento para reforçar o propósito do projeto: “Todo artista tem que ir onde o povo está”.
O espetáculo tem apoio do Ministério da Cultura e Sotreq.
Agenda de apresentações
Canaã dos Carajás
14/05/2025 – Quarta-feira, 10h e 14h
EMEB Maria de Lourdes Rocha Rodrigues
Rua Teotônio Vilela 285, Esplanada, Canaã dos Carajás
15/05/2025 – Quinta-feira, 10h, 14h e 19h
EMEB José de Deus
Rua José Andrade, nº10, Vale Dourado, Canaã dos Carajás
16/05/2025 – Sexta-feira, 10h e 14h
EMEB Tancredo de Almeida Neves
Rua Teotônio Vilela, Nº 28, Centro, Canaã dos Carajás
Parauapebas
19/05/2025 – Segunda-feira,10h e 14h
EMEF Dorothy Stang
Avenida B, Qd 285, Lote 10, Cidade Jardim, Parauapebas.
20/05/2025 – Terça-feira, 10h e 14h
EMEF Fernando Pessoa
Rua 35, S/N, Quadra Especial, Bairro dos Minérios, Parauapebas.
21/05/2025 – Quarta-feira, 10h e 14h
EMEF Professor Marcelo Rimé Vitalino
Avenida U com Avenida Buriti, Quadra 400, Lote 03 a 07. Cidade Jardim, Parauapebas.
22/05/2025 – Quinta-feira, 10h e 14h
EMEF Terezinha de Jesus
Avenida J, Quadra Especial, S/N, Cidade Jardim, Parauapebas.
23/05/2025 – Sexta-feira, 10h e 14h
EMEF Carlos Drummond de Andrade
Rua Santa Rita, nº71, Rio Verde, Parauapebas.
24/05/2025 – Sábado, 9h
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Parauapebas
Rua L, nº 187, Bairro União, Parauapebas.
O post Espetáculo ‘Mulheres Artistas’ tem apresentações gratuitas em Canaã e Parauapebas apareceu primeiro em Correio de Carajás.