Veja os passos de como acabar com as manchas de mofo

Uma das tarefas mais penosas da faxina doméstica é conseguir limpar aquele mofo insistente que aparece no teto do banheiro. Mesmo tentando passar um pano ou esfregando, ele sempre volta.

🦠 Mas o mofo não é só um incômodo estético. Ele pode também causar ou piorar problemas respiratórios, como asma, bronquite ou micoses pulmonares.

É o que diz Ana Ziccardi, que é especialista em treinamento de funcionários de limpeza. “O que vemos são bilhões de fungos acumulados. Eles já estão ali há muito tempo, mesmo antes de aparecerem para a gente”, conta Ziccardi.

Esse acúmulo é causado por dois vilões: umidade e má ventilação. Ou seja, o ambiente ideal para os fungos crescerem é justamente o banheiro — úmido, quente e, muitas vezes, mal ventilado.

Segundo Ziccardi, resolver esse problema requer um combate constante à umidade excessiva, assim como entendimento de qual produto de limpeza funciona de verdade contra os fungos.

Como NÃO limpar mofo ❌

Essa é uma das partes mais importantes: receitas caseiras ou misturinhas não funcionam.

“Vinagre, bicarbonato… podem até clarear a mancha, mas não matam os esporos. Isso dá uma falsa sensação de limpeza”, alerta Ziccardi.

Mesmo o vinagre, que é ácido, só age superficialmente. “O ácido que ele tem é em quantidade muito baixa, então não elimina o fungo”, diz a especialista.

Passo a passo para eliminar o mofo do teto do banheiro 🧼
Se você encontrou manchas no teto, siga este procedimento:

❌ Não passe pano seco: isso espalha os esporos pelo ar.
🧴 Coloque água sanitária pura em um borrifador.
😷 Importante: coloque máscara, luvas e óculos de proteção. Encostar ou inalar tanto os fungos quanto o produto pode ser perigoso.
💨 Borrife diretamente nas manchas.
⏱️ Aguarde 5 minutos.
🚿 Enxágue com água.
💧 Seque bem o local e ventile o cômodo. Não esqueça que é preciso combater a umidade.

Se preferir diluir a água sanitária, pode usar a proporção de 1:1, recomendada pela Suvinil, que significa misturar água e água sanitária em quantidades iguais.

Para essa receita, a marca acrescenta um passo a mais: “precisa esfregar a superfície com uma escova ou uma bucha”.

No entanto, na opinião de Ziccardi, o melhor é usar o produto puro mesmo. “A água sanitária mata os esporos, mas diluir reduz a eficácia”, diz a profissional.

Prevenção é tudo! 🛡️

Agora que você já limpou o banheiro, procure seguir alguns hábitos que vão evitar a volta do mofo.

🌬️ Ventile o banheiro diariamente.
💨 Use desumidificadores, especialmente em locais com pouca circulação de ar.
🧼 Repita a limpeza com água sanitária semanalmente em áreas muito úmidas.
🧽 Após o banho, seque o box e o chão.
Na hora de secar a área dentro do box, a sugestão é usar o rodo: um maior para o chão e um menor para a porta. Nas outras áreas do banheiro, pode usar um pano seco.

“O segredo é estar sempre tentando eliminar a umidade, seja ventilando ou secando. Ninguém vai ficar secando o teto, mas, quanto mais partes secas no resto do cômodo, melhor”, ensina Ziccardi.

E a pintura do teto? Vai estragar? 🖌️

Se você está com medo de estragar a tinta do teto com o uso da água sanitária, fique tranquilo. A pintura pode até sofrer, mas vai resistir por um bom tempo.

“A tinta branca pode amarelar com o tempo, mas isso leva anos. Normalmente, o teto vai acabar sendo repintado nesse período”, diz Ziccardi.

Se for pintar ou repintar, uma sugestão é usar impermeabilizante antes de passar a tinta. “O impermeabilizante impede que o mofo do teto do banheiro reapareça”, explica a Suvinil.

“O produto antecede a aplicação da massa acrílica, que só ocorre após a parede estar seca, limpa, curada e impermeabilizada”, completa a marca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.