Turismo Rural impulsiona desenvolvimento das cadeias produtivas em Toledo

Estimated reading time: 6 minutos

Promover a prática do turismo entre as pessoas é uma das finalidades do Dia Nacional do Turismo, comemorado – anualmente – em 8 de maio. A data ainda conscientiza a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o País. Os brasileiros também comemoram o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro e Dia do Turismo Ecológico e o Dia Pan-Americano de Turismo, ambos celebrado em 1º de março.

O turismo rural – considerado uma modalidade de turismo – está em processo de consolidação em Toledo. Ele permite aos visitantes uma experiência mais próxima e autêntica da vida rural, da natureza, da cultura local e da agricultura.

No município, a empresa Bike & Trekking Eco Tour apresenta lugares encantadores existentes no ‘quintal da nossa casa e pouco conhecidos’ e na região.

A guia de turismo e empresária da Bike & Trekking Eco Tour Stephany Meinel explica que a iniciativa surge em 2020, em meio a pandemia, em um momento em que as pessoas estavam limitadas em viajar ou frequentar espaços fechados. “O Turismo Rural mudou a vida de muitas pessoas (tanto proprietários quanto turistas) e ainda tem muito para crescer na nossa cidade que possui um potencial gigantesco”.

Stephany salienta que diversos roteiros podem ser personalizados para cada participante, como trilhas, cachoeiras, Campo de Lavanda, Caminhos do Queijo, entre outros. “Eu sempre gostei de praticar esporte ao ar livre e a pandemia foi um divisor de águas, pois tive a ideia de abrir a Agência de Ecoturismo. São ações de turismo rural, cicloturismo ou montanhismo. O nosso objetivo é movimentar o turismo rural de Toledo e da região”, afirma.

Ela enfatiza que o turismo rural está se consolidando no município. “Atualmente, cursos são oferecidos por diversas instituições da cidade. Eu fico feliz com essa atitude, porque quando começamos as atividades, nós lutávamos para que os responsáveis das propriedades autorizassem as visitas. Hoje, as pessoas entendem a importância e as pessoas estão se aprimorando e fazendo cursos. Estamos recebendo as pessoas de ‘braços abertos’”.

Segundo Stephany, o maior público da empresa é o morador de Toledo. “Os passeios são recompensadores. As pessoas sabem os níveis de dificuldades de cada passeio. Nós temos trilhas mais leves e outras mais complexas. Nós precisamos garantir a segurança de cada participante e também somos os principais incentivadores”.

Ela complementa que o município de Toledo está localizado em uma região de turismo rural e se desenvolveu de forma mais intensa. “Sempre desenvolvemos novos roteiros, pois já possuímos um público fiel. O final de semana é a parte mais gostosa e leve. As pessoas estão felizes para os encontros. Cada pessoa encontra a sua paixão e acaba criando um hobby; isso é gratificante”.

DESAFIOS – O médico veterinário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) Gelson Hein – que está como chefe regional interino – menciona que o turismo rural é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de Toledo, contudo existem os desafios. “É um grande desafio conciliar as atividades do agronegócio ao turismo rural. Muitas vezes, a pequena propriedade tem determinado potencial, porém o responsável decide não explorar”.

Hein explica que o turismo rural está associado ao conjunto de ações, as propriedades e com apelo da natureza, como cachoeiras, ambientes sustentáveis e espaços verdes. “O turismo rural de Toledo e da região está interligado a agroindústria ou com a produção de queijo finos – projeto desenvolvido no Biopark”.

O profissional complementa que o turismo rural poderia envolver todas as cadeias do agronegócio como, suinocultura, piscicultura, leite e grãos. “O município possui uma estrutura viária fantástica e o turismo rural pode fortalecer, inclusive, o desenvolvimento da cidade. Além disso, existe a possibilidade de levar as pessoas para o interior”.

EMPREENDER – Conforme a técnica do IDR-Paraná Valmira Antunes Dias, o trabalho da equipe com o produtor tem continuidade. “Nós realizamos orientações para aquele produtor que deseja empreender na área do turismo rural”.

Valmira pondera que são vários aspectos relacionados, desde a organização até a adequação da propriedade para receber o visitante. Ela acrescenta que o IDR-Paraná também realiza ações para incluir as Rotas de Turismo Estaduais criadas pelo Instituto, as quais atraem muitos visitantes ou turistas. “Isso demonstra os resultados satisfatórios quanto ao número de visitantes e renda gerada com a visitação ao produtor”.

A proprietária da Átani Queijos Finos Cirlei Rossi dos Santos decidiu investir em turismo rural e ela enfatiza que a atividade cresce, cada vez mais, no município. “Nós temos a honra de fazer parte disso com o Centro Cultural Átani e na nossa queijaria produzimos os nossos produtos. Em nosso espaço, nós recebemos visitas”.

Cirlei menciona que o Centro Cultural Átani ainda possui um espaço com artesanatos e faz parte da Rota do Queijo Paranaense, que é um programa do Governo do Estado. “A atividade incentiva o turismo rural e isso traz muitos benefícios”.

O Centro Cultural possui ainda um espaço para o turismo pedagógico. “Neste local, nós recebemos os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e da Universidade. Os visitantes passam a entender um pouco sobre a estrutura de uma pequena agroindústria e também sobre a cultura rural”, relata Cirlei.

Outra ação desenvolvida no Centro Cultural Átani é o jantar típico rural, que acontece todos os sábados à noite. “O jantar é tipo italiano, como se fazia antigamente com uma mesa de frios, charcuteria ou polenta brustolada com queijo. “Toda aquela tradição de alimentação rural com qualidade que também tem feito sucesso na região. Recebemos visitantes da região e é claro também que comercializamos nossos queijos. Nós temos cinco tipos de queijos; todos premiados com apoio do Projeto de Queijos Finos do Biopark”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

O post Turismo Rural impulsiona desenvolvimento das cadeias produtivas em Toledo apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.