
O Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (11), é a segunda data mais importante para o comércio. Datas comemorativas especiais como essa aumenta as vendas, mas também podem elevam os golpes e as tentativas de fraudes. Para auxiliar os consumidores, a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha Tem Cara de Golpe, com uma listagem dos estelionatos mais comuns e orientações para garantir a segurança na hora de ir às compras.
Uma das dicas mais importantes está voltada para o meio digital: consumidores devem ativar os mecanismos de segurança nos dispositivos usados para as compras, como a autenticação de duas etapas, a proteção dos aplicativos bancários e o bloqueio remoto. Também é recomendado que senhas e dados pessoais não sejam compartilhados em ligações e mensagens enviadas por desconhecidos ou de forma duvidosa.
Entre os golpes mais comuns elencados na campanha estão a entrega de brindes ou presentes com maquininha de cartão com o visor quebrado ou pouco visível, que levam a vítima a pagar valores mais altos; as vendas por sites falsos ou clones de páginas de lojas conhecidas, nas quais o pedido nunca é entregue e ainda coletam os dados dos consumidores; ligações falsas alegando problemas com compras e solicitando a confirmação de dados bancários; e o envio de mensagens de texto (SMS) fraudulentas.
Para evitar golpes como esses, o consumidor não deve compartilhar qualquer informação pessoal ou senha por telefone e por mensagem, precisa verificar a reputação dos sites e checar as avaliações de outros clientes antes de fazer compras. Vale também se recusar a fazer pagamentos antes de identificar o valor da transação nas maquininhas.
Se o consumidor cair em um golpe, deve imediatamente notificar o banco ou a operadora do cartão pelos canais oficiais, além de registrar um boletim de ocorrência. Caso o smartphone ou tablet seja roubado, perdido ou furtado, a recomendação é entrar em contato com a operadora de telefonia. Também é necessário bloquear o dispositivo para evitar o uso indevido dos aplicativos financeiros.
- LEIA MAIS notícias sobre Defesa do Consumidor aqui
O post Compras para o Dia das Mães: Conheça os golpes mais comuns e como evitá-los apareceu primeiro em Tribuna de Minas.