O presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, lamentou que Natal tenha ficado de fora das sedes da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. Ele, no entanto, disse que já esperava que a capital potiguar não seria escolhida.
“Houve uma união de esforços entre todos os envolvidos e a cidade reunia todas as condições para receber os jogos, mas sabíamos que a Fifa não teria como escolher as 12 candidatas. Agora é hora de parabenizar as cidades escolhidas e desejar boa sorte na realização da competição”, afirmou.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), também lamentou e disse ter recebido a notícia “com surpresa”. “Trabalhamos com dedicação, apresentamos um projeto técnico robusto, com infraestrutura pronta e o apoio entusiástico da população potiguar. Natal tem histórico de sucesso em grandes eventos e está mais do que preparada para receber uma competição desse porte”, enfatizou.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
Já o prefeito Paulinho Freire (União) registrou: “Natal segue de portas abertas para realizar eventos em colaboração com o Mundial e brindar todos os visitantes, brasileiros e estrangeiros, com suas praias, belezas naturais, riquezas culturais e a hospitalidade de sua gente”.
Nos meses de outubro e novembro de 2024, uma comitiva da Fifa esteve em Natal para analisar as condições e infraestrutura da Arena das Dunas, além de avaliar os centros de treinamento e a rede hoteleira. Na capital potiguar, os locais de treinamento indicados haviam sido o Estádio Frasqueirão, a Arena América, o campo da UFRN e o Estádio Juvenal Lamartine. O Frasqueirão e a UFRN sediaram treinos das seleções que atuaram em Natal na Copa do Mundo de 2014.
Sedes definidas
Nesta quarta-feira 7, a Fifa definiu que a Copa 2027 de futebol feminino, que será realizada no Brasil, terá oito sedes. Na lista final, ficaram: Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Fortaleza (Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e São Paulo (Neo Química Arena).
A Fifa sempre manifestou interesse de realizar a Copa em oito sedes, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por pressão de federações regionais e de políticos, cadastrou mais quatro candidatas: Natal, Belém (PA), Cuiabá (MT) e Manaus (AM). Todas ficaram de fora.