Impeachment de Moraes motiva briga entre deputados bolsonaristas do RN

O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), virou motivo de briga entre duas alas do bolsonarismo do Rio Grande do Norte, representadas pelos deputados federais Sargento Gonçalves (PL) e Paulinho Freire (UNIÃO), com reflexos na disputa pela Prefeitura de Natal. 

Gonçalves, que vai votar em Carlos Eduardo (PSD) para prefeito, alfinetou o colega de parlamento Paulinho Freire, candidato apoiado pela maior parte do bolsonarismo, por não ter assinado o documento com o pedido de impeachment que foi entregue na segunda-feira (9) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nas redes sociais, os dois deputados potiguares trocaram farpas.

O primeiro foi Sargento Gonçalves. Na noite desta terça-feira (10), ele publicou um vídeo no Instagram e disse que foi questionado sobre quem do RN teria assinado ou não. Explicou que apenas ele — Gonçalves — e General Girão (PL) fizeram a assinatura do pedido; que teriam “insistido” para que Paulinho Freire se somasse à lista, mas este não teria aceitado disponibilizar seu nome.

“Insistiram por diversas vezes mas, infelizmente, até ontem (9) à noite, onde tinha a possibilidade de poder ser assinado, o deputado [Paulinho Freire] não assinou esse pedido de impeachment”, disse.

“Nem todos têm a coragem de botar o bracinho na seringa”, afirmou em outro momento.

Na legenda da publicação, ainda escreveu que “em um momento tão sombrio para o nosso país, onde a liberdade do povo brasileiro está em risco, é lamentável ver que nem todos estão dispostos a defender o que realmente importa.”

Já na manhã desta quarta (11) foi a vez de Freire responder. Em uma “collab” no Instagram feita com os perfis da sua vice, Joanna Guerra (Republicanos), e com a página da juventude do PL no RN, a postagem afirmou que a “Juventude do PL está firme na defesa da verdade” e que “nosso apoio vai para o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) e candidato a prefeito pela coligação #BoraNatal, que foi alvo de Fake News em 10/09.”

O vídeo inicia com mensagens em um grupo do Whatsapp. Na imagem, um assessor de Gonçalves — deputado chamado pejorativamente de “camaleão bigodudo”, teria questionado o porquê de Paulinho não ter postado nada nas redes sociais dele sobre o apoio ao impeachment de Moraes. Em seguida, Paulinho fala:

“Um deputado federal, camaleão, Sargento Gonçalves, disseminando fake news nas redes sociais.”

O vídeo, então, corta para imagens antigas de Paulinho com a juventude do PL e ao lado do presidente Jair Bolsonaro, mas não menciona nada sobre o impeachment do ministro do Supremo. Em torno da disputa, está a dissidência aberta por Sargento Gonçalves ao decidir apoiar Carlos Eduardo (PSD) para a Prefeitura de Natal, e quem seria o representante da direita na disputa municipal.

Em 31 de julho, quando anunciou publicamente que apoiaria o candidato do PSD, Gonçalves publicou um vídeo nas redes sociais em que defendeu que não há candidato de direita em Natal. Para ele, Carlos Eduardo e Paulinho são de centro. Ele afirmou na ocasião que sempre defendeu candidatura própria do PL, mas Rogério Marinho — senador licenciado, presidente estadual da legenda e secretário-geral nacional do PL — apostaria que a sigla não tem força política para uma postulação própria na capital.

A proximidade com Carlos Eduardo se daria pelo vice Jacó Jácome, elo de ligação com a comunidade evangélica. 

“Esgotadas as possibilidades de termos um candidato de direita em nossa capital e colocada à mesa essas duas opções de candidatos de centro, nos foi apresentada uma possibilidade de termos um candidato a vice cristão evangélico, conservador, defensor da família e que inclusive em 2018 votou no senador Rogério Marinho e no nosso querido e eterno presidente Jair Bolsonaro”, disse.

The post Impeachment de Moraes motiva briga entre deputados bolsonaristas do RN appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.