
Estimated reading time: 4 minutos
Dois Projetos de Lei entraram em primeira votação na 14ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Toledo, na última segunda-feira (5). Após discussão dos parlamentares, ambas as proposições foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores no primeiro turno. As votações em segundo turno aconteceram na última terça-feira (6) durante a sessão suplementar. As matérias seguem para sanção do prefeito de Toledo Mario Costenaro.
A primeira matéria analisada foi o Projeto de Lei nº 57/2025, de autoria do Poder Executivo que autoriza o Executivo municipal a cumprir obrigações assumidas em acordo para indenização de áreas destinadas à implementação do sistema viário no bairro Vila Pioneiro, na cidade de Toledo.
O vereador – líder de governo – Chumbinho Silva esclareceu aos demais presentes na sessão sobre a duplicação e as melhorias feitas na Avenida Egydio Jeronymo Munaretto e sobre a indenização de 5.407 metros atingidos pelo prolongamento da via Marginal Donassolo, no trecho compreendido entre a Rua Domingos Miotto, no Loteamento Jardim da Mata, até o entroncamento com a Rua 1º de Maio; que vem resolver um problema de tráfego intenso naquela região.
Ele também falou das indenização dos 911,50m², destinados para intervenção visando a rotatória no entroncamento da PR-585 (Avenida Egydio Jeronymo Munaretto) com as Ruas 1º de Maio e Mário Fontana. “Uma região que o tráfego está intenso e todos sabem dos projetos que existem no papel e eu quero agradecer a todos que se empenharam no início”.
Na oportunidade, ele pediu voto favorável para o prefeito poder sanar essa dívida que existe com as famílias com a indenização dessas duas áreas. O vereador ainda enfatizou que mexer com dinheiro público é ‘coisa muito séria’. “Está saindo dinheiro do caixa público para indenização. Um prefeito que está chegando vai pagar algo que não sabe do que se trata? É melhor retirar e estudar o projeto. O prefeito quis retirar o PL para entender o que são esses valores que estão sendo pagos”.
O vereador Valdomiro Bozó agradeceu a família Roman por tudo o que fez e faz pelo município de Toledo. “Hoje o município está indenizando, porém o município já se utilizou de áreas doadas pela família Roman, como na Avenida Maripá, Rua Mário Fontana, Rua Primeiro de Maio, Avenida Egydio Jeronymo Munaretto, Rua Capitão Leônidas Marques. São várias ruas que foram doadas por essa família. Agradecemos a família Roman”.
Durante a discussão, o vereador – líder da oposição – Dudu Barbosa lembrou que esse PL estava tramitando na Casa e foi retirado. “Algo desnecessário”. Ele também reforçou sua justificativa de voto. “O meu posicionamento é de acordo com os interesses do município. Coisas boas eu vou votar 99% favorável, se for de interesse da comunidade eu vou apoiar. Agora ilegal, imoral, inconstitucional, não contem comigo”.
Na ocasião, o parlamentar Ricardo Santos parabenizou o prefeito Mario Costenato pela reorganização dos trabalhos. “Um novo trabalho precisa de planejamento; um novo trabalho precisa de muito empenho. Volto a dizer eu não chegaria em uma casa sem reformá-la, procurar saber o que tem feito. Parabéns ao prefeito. É importante frisar que com planejamento a médio e longo prazo precisamos ter cuidado”.
A segunda proposição da sessão foi o Projeto de Lei nº 67/2025 também de autoria do Poder Executivo que autoriza o Executivo municipal a abrir créditos adicionais suplementar e especial no orçamento-programa do Município de Toledo, para o exercício de 2025. A matéria também foi aprovada por unanimidade em primeiro e segundo turnos.
Da Redação
TOLEDO
O post Infraestrutura e orçamento: Câmara aprova dois Projetos de Lei nesta semana apareceu primeiro em Jornal do Oeste.