
Estimated reading time: 3 minutos
Em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado no dia 5 de maio, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), da Secretaria da Saúde, implementou o Protocolo Municipal de Higienização das Mãos, e levou capacitações sobre o tema para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O protocolo representa a primeira meta institucional no compromisso com a segurança do paciente e visa fortalecer a adesão às práticas adequadas de higienização das mãos, promovendo um ambiente mais seguro para os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde.
O protocolo contempla as definições, conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da higiene simples das mãos e higienização das mãos com preparação alcoólica. Traz a descrição do passo a passo para lavagem das mãos com água e sabão e/ou álcool 70%.
CONHECIMENTO – As capacitações foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde do Maracanã (16/4), de Concórdia do Oeste (27/4), e mais recentemente na do Centro, realizada na última segunda-feira (5). Foi repassada a teoria e prática da higienização das mãos, com participação de todos os integrantes da equipe da unidade, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde e administrativo.
Para Carla Frasson, que representa o Departamento de Atenção Primária à Saúde no NSP, é de extrema importância a educação continuada em qualquer área profissional, principalmente as que estão em constante evolução, como a saúde. “Ela permite que os profissionais mantenham-se atualizados, desenvolvam novas habilidades e ofereçam um serviço de maior qualidade, a capacitação sobre a higienização das mãos é essencial, onde a prevenção de doenças é prioridade. A correta higienização das mãos é uma das medidas mais eficazes para evitar a transmissão de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos, essa prática simples reduz significativamente o risco de infecções cruzadas”, explica Carla.
NÚCLEO – O NSP tem como finalidade assessorar a Secretaria Municipal da Saúde na formulação de políticas e diretrizes voltadas à promoção de uma cultura de segurança do paciente. Essa atuação ocorre por meio do planejamento, desenvolvimento, monitoramento e avaliação de programas que assegurem a qualidade dos processos assistenciais nos serviços de saúde.
TOLEDO
O post Profissionais da saúde participam de capacitação sobre higienização das mãos apareceu primeiro em Jornal do Oeste.