Fumaça branca no Vaticano: novo Papa é escolhido no 2º dia de conclave

A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, pouco depois das 13h desta quinta-feira, 8, sinalizando que os cardeais escolheram o novo papa no segundo dia de conclave. A Igreja Católica divulgará em breve o nome do novo líder. 

O cardeal eleito ainda não havia sido revelado até a última atualização desta reportagem pelo Vaticano, mas o anúncio de “habemus papam” será feito ainda nesta quinta — nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, os anúncios demoraram entre 1h e 2h após o sinal.

A eleição de um novo pontífice também seguiu a tendência das duas eleições de papa anteriores, em 2005 e 2013, e ocorreu no 2º dia do conclave. Desta vez, havia a expectativa inicial de que o processo demorasse mais por conta do número de cardeais votantes — 133, contra 117 no conclave anterior.

A eleição do novo pontífice veio após uma fumaça preta ainda na manhã desta quinta-feira e outra na rodada inicial, na quarta-feira (7).

A escolha do novo papa ocorre também 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Embora tenham sido episódios inesperados, ocorreram em um momento de saúde frágil de Francisco.

Ele havia passado cinco semanas internado para tratar de uma pneumonia.

Em um papado de 12 anos, Francisco promoveu reformas históricas e aproximou a Igreja de um catolicismo mais próximo aos fiéis, que são mais de 1,3 bilhão de pessoas pelo mundo mas que vêm diminuindo gradualmente.

A fumação branca também encerra oficialmente o chamado período de Sé Vacante, em que o “trono” da Igreja Católica fica sem um líder entre a morte de um pontífice e a eleição do sucessor. Agora, um novo papado se iniciará e indicará se o Vaticano tem a intenção de seguir, ao menos parcialmente, ou ainda avançar na agenda de Francisco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.