Em um encontro marcado pelo diálogo institucional e pela busca de soluções conjuntas para o desenvolvimento do estado, o Movimento Pró-Paraná recebeu nesta quarta-feira (7/5) o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), deputado Alexandre Curi, para uma palestra sobre o tema “Paraná Moderno: Desafios do Futuro”. O encontro ocorreu no auditório da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba, e contou com a presença de representantes dos setores público e privado, autoridades e lideranças da sociedade civil.
Na abertura, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, destacou a trajetória política consistente do parlamentar e ressaltou a importância do fortalecimento da união entre os poderes e a sociedade civil para garantir decisões estratégicas de longo prazo. “O Paraná moderno que queremos passa por decisões difíceis, por investimentos consistentes e por uma visão de longo prazo. Mas esse projeto só se torna viável com união verdadeira, baseada na confiança, na transparência e no compromisso com resultados”, afirmou Domakoski.
O presidente do MPP também elencou as bandeiras que o movimento vem defendendo por meio de suas análises e estudos técnicos.
Antes da apresentação, o diretor Arnaldo Luiz Miró Rebello fez a leitura do currículo do deputado Alexandre Curi, destacando seus mais de 20 anos de atuação parlamentar e seu papel de liderança na Assembleia Legislativa.
Em sua palestra, o presidente da ALEP abordou os principais desafios que o estado enfrenta para manter seu ritmo de crescimento e inovação, com foco em áreas como logística, sustentabilidade, infraestrutura, educação e governança pública.
Curi fez críticas à burocracia que impede a melhora das estruturas portuárias e viárias, fundamentais tanto para o desenvolvimento quanto para segurança dos paranaenses.
“O Paraná é um estado moderno, que está vivendo um ambiente de diálogo fundamental, com os poderes, a sociedade e com os prefeitos do Paraná. Crescemos acima de 7% em 2024. Somos o estado mais sustentável do Brasil, o que tem o melhor IDEB. Mas temos também grandes desafios para o futuro, especialmente no setor de infraestrutura”, disse Curi.
O parlamentar defendeu a desburocratização, sobretudo no campo ambiental. “Nesse tema tenho de enaltecer o Movimento Pró-Paraná por ajudar a destravar questões difíceis, como a dos novos contratos de concessão de rodovias. Precisamos continuar com esse bom ambiente político”, disse citando a devolução dos recursos devolvidos pela ALEP, que tem sido usados em programas relevantes, como o da pavimentação de vias e a implantação de creches e estruturas de saúde.
“Somos a única Assembleia a deter o selo diamante que atesta nossa transparência. Mas não estamos acomodados. Sabemos que precisamos de uma legislação ambiental que dê mais agilidade ao empreendedorismo. Hoje o empreendedor enfrenta 21.950 leis no Paraná. Muitas defasadas, a exigir carimbos e mapas físicos. Vamos criar o Código do Empreendedor para facilitar a vida de quem quer empreender. E vamos contar com o apoio do Movimento Pró-Paraná. Essa união tem feito o Paraná ser protagonista. Vamos manter esse bom diálogo”, defendeu o parlamentar.
Curi foi muito aplaudido quando compartilhou a informação de que vai sair a pavimentação de Guaraqueçaba.
Após a apresentação, o presidente do Pró-Paraná comentou que portos e seus acessos têm sido um tema muito debatido pelo Programa Destrava Logística, do qual o Movimento Pró- Paraná é partícipe.
No tempo reservado para as considerações finais, o ex-governador Orlando Pessuti, vice-presidente do MPP, destacou a capacidade de diálogo do parlamentar. “Ele conversa com todas as correntes política mesmo em situações de maior dificuldade”, ressaltou.
O professor Zaki Akel Sobrinho, coordenador do Conselho Deliberativo do MPP, destacou a luta pelo mar territorial e o investimento no ensino superior do Paraná.
O ministro Borges da Silveira parabenizou o parlamentar pela apresentação e também destacou a importância da união entre os entes públicos e privados do Paraná. “Temos 2% do território, mas produzimos 20% do agro”, citou. O ministro também apontou a necessidade de se reforçar o paranismo para que o Paraná seja mais bem representado nacionalmente.
Cleverson Teixeira, o ex-presidente Jonel Chede, Adonai Arruda e Nelson Costa também fizeram considerações sobre a apresentação do presidente da ALEP.
Ao final do evento, Domakoski agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso do Movimento Pró-Paraná em atuar como elo entre os diversos setores da sociedade. “Trabalhamos com dados, estudos e fundamentos, mas, acima de tudo, com a convicção de que o Paraná pode ser exemplo nacional de como diferentes forças, mesmo com perspectivas distintas, podem convergir para objetivos comuns”.





Fonte: Movimento Pró-Paraná