O Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima iniciou nesta quarta-feira (7) mais uma edição da campanha Faça uma Criança Feliz. A ação busca arrecadar brinquedos para a sala lúdica de atendimento à criança do Núcleo de Atendimento Psicossocial (Naps) do órgão da Polícia Científica.
Os brinquedos novos ou até mesmo usados, mas em boas condições de uso, podem ser doados, a qualquer horário do dia, diretamente no prédio do IML, que fica na Avenida Luiz Avelino Pereira, no bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. O outro ponto de coleta fica no protocolo da sede da Polícia Científica, localizada na Rua do Sol, no Centro da capital, das 08h às 14h.
Sonaly Freire, policial civil e assistente social do IML de Maceió, explicou que a sala lúdica do Naps é um espaço direcionado às crianças que vão realizar exames de corpo de delito e conjunção carnal. O ambiente conta com uma estrutura especial, decoração atrativa e brinquedos para acolher de forma humanizada os menores que, no final do atendimento, podem escolher e levar um brinquedo para casa. Com isso, o estoque precisa ser sempre renovado.
“A sala foi criada para melhor acolher os menores e, com o tempo, fomos observando que eles saíam da sala mais felizes do que entravam. Por isso, queremos acolher essas crianças de forma humanizada e arrecadar esses brinquedos, para que possamos amenizar a dor delas. Deixar a sala abastecida é uma forma de contribuir para a recuperação dos traumas”, afirmou Sonaly Freire.
Por esse motivo, o IML de Maceió realiza periodicamente a campanha que busca sensibilizar a sociedade civil para ajudar as crianças que sofreram violência física ou sexual e necessitam realizar os exames. Só em 2024, a unidade de medicina legal atendeu mais de 300 crianças de 0 a 13 anos de idade para realização de algum tipo de exame.