A Justiça de São Paulo negou um recurso da Band e agora a emissora terá de pagar uma multa milionária à empresa aérea Alitalia. Tudo por conta de alguns comentários feitos pelo então apresentador do Brasil Urgente, José Luiz Datena, ao vivo.
De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a 8ª Câmara de Direito Privado recusou ação da emissora no processo e agora terá de arcar com R$ 4,7 milhões por descumprimento de ordem judicial. Procurada, a Band afirmou que não comentará.
O caso aconteceu em 2009, quando Datena expôs no ar seu descontentamento com a Alitalia por não ter conseguido embarcar em um voo enquanto estava na Grécia. Em seu relato, disse que foi discriminado e chegou a atrelar o comportamento da empresa ao nazismo. Também disse que torcia pela falência dela e a comparou a um cartel de lavagem de dinheiro.
A Band foi considerada a única culpada e foi condenada a pagar uma indenização por danos morais. E, apesar de ter transitado em julgado em 2020, o canal não teria cumprido os termos estabelecidos pelo magistrado. Dessa forma, o juiz Cassio Brisola, da 1ª Vara Cível, fixou a multa em R$ 4,7 milhões.
Datena deixou a Band em 2024 para se candidatar à prefeitura de São Paulo. Após perder a eleição, trabalhou cinco meses no SBT, onde apresentou o Tá na Hora. Nos próximos dias, o apresentador vai assinar contrato com a RedeTV!.