Sequência de dias chuvosos começa nesta terça-feira e pode causar alagamentos em várias regiões
O Rio Grande do Sul enfrenta, a partir desta terça-feira (6), uma sequência de dias com muita chuva e risco de temporais, conforme alerta da MetSul Meteorologia e da Defesa Civil do Estado. A instabilidade ganha força entre quinta (8) e sexta-feira (9), quando são esperadas precipitações intensas e generalizadas, com volumes que podem ultrapassar 200 mm em algumas localidades, especialmente nas Metades Oeste e Sul do estado. No Vale do Taquari volume de chuva será menor, mas atenção está voltada para situações atípicas de temporais isolados.
Nas primeiras horas do alerta, a chuva é mal distribuída e atinge principalmente pontos do Interior, com destaque para o Oeste e o Sul. Contudo, entre quinta e sexta, uma frente quente, seguida por uma frente fria, trará chuva forte a torrencial em todas as regiões gaúchas, acompanhada de raios, vento forte e risco de granizo. O cenário preocupa autoridades, pois os acumulados previstos para três dias podem superar o volume médio de dois meses.
A Defesa Civil do RS já emitiu avisos meteorológicos, destacando a condição de ATENÇÃO e ALERTA para municípios em faixas amarela e laranja no mapa hidrológico estadual. A orientação é reforçada pela condição hidrológica atual, que indica rios em níveis baixos ou estáveis, mas sujeitos a rápidas elevações. Há risco de cheias em córregos, arroios e pequenos rios, além de alagamentos urbanos pontuais, agravados por falhas nos sistemas de drenagem.

Na sexta-feira, a chegada da frente fria irá avançar de Sul para Norte, levando instabilidade intensa também à Região Metropolitana de Porto Alegre, que deve iniciar o dia com sol, mas sofrerá mudança brusca de tempo ao longo do dia, com possibilidade de temporal e chuvas intensas.
Segundo simulações meteorológicas, cidades do Oeste gaúcho podem acumular de 100 mm a 300 mm de chuva, cenário que exige atenção redobrada das comunidades e poder público. Rios como o Quaraí, Santa Maria, Ibicuí e Ibirapuitã precisarão ser monitorados continuamente devido ao risco de cheia.
A previsão indica que a estabilidade só retorna no sábado (10), com o ingresso de uma massa de ar seco e frio, que trará de volta as noites mais geladas e tardes agradáveis. Até lá, a recomendação é que a população acompanhe os alertas oficiais, evite áreas de risco e redobre os cuidados em caso de previsão de chuvas intensas.
The post Temporais: RS entra em alerta para chuva intensa nos próximos dias appeared first on Agora No Vale.