
Estimated reading time: 3 minutos
A harmonização significa combinar a cerveja com alimentos, para a combinação de sabores, texturas e perfis sensoriais. Desta forma, se potencializa e realça as qualidades da bebida e da comida. O mestre cervejeiro, Gabriel Di Martino, orienta que “não existe um certo ou errado, mas existem caminhos que facilitam a obtenção de resultados satisfatórios e experiências sensoriais surpreendentes. Do ponto de vista técnico, levamos em consideração três principais formas de harmonização: por semelhança, por contraste e por complemento”, define.
HARMONIZAÇÃO POR SEMELHANÇA – É a mais comum e fácil de aplicar. Nela, os sabores e aromas da cerveja e do alimento são parecidos ou se reforçam. É o famoso conceito de cervejas leves com comidas leves, cervejas fortes com comidas fortes”, explica.
HARMONIZAÇÃO POR CONTRASTE – propõe unir características opostas, o que pode criar uma experiência interessante. Um exemplo clássico é a combinação de um prato mais gorduroso com uma cerveja de maior acidez, que ajuda a limpar o paladar e equilibrar a sensação na boca.
HARMONIZAÇÃO POR COMPLEMENTO – Um exemplo é a união de uma cerveja mais ácida com frutas doces. A doçura complementa a acidez e cria um novo perfil sensorial.
Harmonização
Di Martino dá exemplos de harmonizações entre vários estilos da cervejaria Therezópolis com diferentes alimentos.
GOLD – É uma larger leve, refrescante e familiar ao paladar brasileiro. Harmoniza com pratos leves, como peixes com molhos cítricos, queijo muçarela e salada, além de petiscos brasileiros e comidas de boteco.
WEISSBIER – É tipicamente alemã, o que permite a harmonização com comidas típicas deste país, como salsicha branca, pretzel e mostarda.
SESSIO IPA – Apesar do amargor típico, seu sabor é mais suave. Combina com dadinhos de tapioca harmonizado com o toque picante da geleia de pimenta.
DUNKEL – É uma cerveja escura, com adição de maltes tostados e torrados que se assemelham ao chocolate e ao café. Portanto, combina com sobremesas à base de creme, chocolate amargo e petit gateau.
AMERICAN IPA – Possui um amargor acentuado e aroma de lúpulo intenso. Harmoniza com comida mexicana, para proporcionar um equilíbrio entre o amargo e o picante. Outra opção é combiná-lo com hamburguer artesanal. Harmonizar cervejas e pratos é explorar sabores com criatividade e sensibilidade. Mais do que técnica, é uma experiência guiada pelo paladar e pelo momento. O importante é brindar com prazer e curiosidade
Da Redação
TOLEDO
O post A arte de combinar cerveja e gastronomia apareceu primeiro em Jornal do Oeste.