As lixeiras instaladas em espaços públicos de Maceió têm sido alvo constante de depredação por parte de vândalos. Elas foram colocadas em praças da cidade com o objetivo de reduzir o descarte de resíduos em vias e calçadões, mas algumas pessoas insistem em não respeitar a utilização do equipamento e ainda provocam a destruição dele.
A última situação registrada pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) ocorreu na Praça Custódio de Melo, no bairro do Prado, na parte baixa da capital alagoana. Um jovem foi filmado colocando um artefato explosivo dentro do equipamento. Ele causou a perda total do objeto depois da explosão. O vídeo divulgado pelo perfil de Instagram “Bairro do Prado” mostra o momento da detonação. Assista a seguir:
Somente neste ano, mais de 200 dispositivos foram instalados em vias, praças e calçadões da capital, de acordo com o Município. Destes, cerca de já 20 foram vandalizados, gerando um custo extra para a Prefeitura, visto que para recuperar uma lixeira, é gasto um valor em torno de R$ 850,00.
“Infelizmente esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza. No entanto, ainda existem alguns que praticam esse crime que é depredar os dispositivos e, assim, atrapalhar nosso serviço”, disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
O órgão agora irá tomar as medidas cabíveis para que o infrator seja reconhecido e levado a justiça devido ao crime que cometeu. Um novo equipamento deve ser instalado na região ainda durante esta semana.
O que acontece com quem danifica patrimônio público?
Quem for flagrado danificando o patrimônio público não fica impune e pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa por crime de danos causados ao patrimônio público, nos termos do artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.
Ao presenciar atos de vandalismo, o cidadão pode denunciar através do número 153 , da Guarda Municipal ou, de imediato, à Polícia Militar pelo número 190.