Implantado em 2022, o projeto “Domingo é Livre” completou três anos em abril deste ano e, segundo dados do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), registra cerca de 7 milhões de embarques gratuitos no período – média de 47 mil passageiros por domingo.
De janeiro a abril de 2025 os embarques gratuitos alcançaram 840 mil, numa média de 49 mil embarques por semana – economia de R$ 2,9 milhões para os usuários de transporte público nesse período, representando R$ 25,8 milhões com as passagens gratuitas aos domingos.
O projeto “Domingo é Livre” foi finalista na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”, do Prêmio Nacional do Parque da Mobilidade Urbana em 2024.
O diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Glauco Oliveira, explica:
“Isso é resultado de um planejamento técnico cuidadoso, o projeto de tarifa zero aos domingos busca resgatar os passageiros. Continuamos trabalhando para garantir que a operação do transporte coletivo aos domingos continue eficiente, e o retorno positivo da população reforça que estamos no caminho certo”.
Além de importante ação de inclusão social, a iniciativa da Prefeitura de Maceió contribui para a redução do uso de veículos particulares e o incentivo a mobilidade urbana mais sustentável.
Para ter direito ao usufruir de gratidade no transporte coletivo com o “Domingo é Livre”, é preciso obter o cartão Cidadão do sistema Vamu Mobilidade, que pode ser adquirido em terminais de ônibus e nas sedes do DMTT e do Vamu Mobilidade, no Centro.