Produtos com validade próxima viram alternativa para economizar e reduzir desperdício no comércio de Rio Preto


Empresários oferecem descontos de até 50% em alimentos, itens de higiene e medicamentos próximos do vencimento. Estratégia ajuda consumidores a gastar menos e evita prejuízo nos estabelecimentos. Comerciantes oferecem descontos em produtos próximos à data de vencimento
Com a alta nos preços de diversos produtos nos supermercados, estratégias para economizar têm ganhado força entre os consumidores de São José do Rio Preto (SP). Uma das alternativas é aproveitar produtos com a validade próxima ao vencimento, oferecidos com descontos em alguns estabelecimentos comerciais.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Na padaria onde trabalha a nutricionista Maria das Graças Monteiro, todos os dias é feita uma checagem minuciosa das mercadorias. “Olhar a validade é o básico. Aí ele olha o produto, se não tem mofo, se ele não tem umidade, bolor, alguma coisa assim, para não ter riscos, né?”, explica.
Segundo Maria, há uma atenção especial com alimentos úmidos, como bolos, que precisam ser bem analisados.
Reprodução/TV TEM
Além de evitar o desperdício, a estratégia ajuda a reduzir o prejuízo para os comerciantes, já que produtos vencidos são proibidos de serem comercializados.
Em entrevista à TV TEM, o empresário Valtair Aparecido dos Santos explica que a margem de lucro em cima desses produtos costuma ser de 50% sobre o valor original.
“Achamos um valor para venda que não dá tanto prejuízo, mas que também paga o custo dele e ainda sobra uma margem pra gente”, afirma.
Em um dos mercados de Rio Preto, 40% dos produtos nas gôndolas têm o prazo de validade próximo, o que permite a venda por até metade do preço original. Alimentos congelados e embutidos são os mais comuns entre as promoções.
A empresária Adriana Carla de Alexandre reforça que há um controle rigoroso para a venda desses itens.
“Nós fazemos a oferta no dia, se for o caso, e é onde o cliente acaba levando o preço menor ainda e com grande quantidade. O cliente não leva produto vencido”, afirma.
Clientes como Maria Cristina Gonzales encontraram vantagem nessa medida. “A gente pegou salame, pegamos muitos itens que valem a pena. Dá tempo de consumir e ainda levar mais barato”, conta.
O aposentado Durval Alexandre da Silva também afirma que aproveita ao máximo as promoções. “O que tiver em promoção eu compro e levo para casa. Eu levo e consumo rápido”, diz.
Produtos com validade próxima viram alternativa para economizar e reduzir desperdício no comércio em Rio Preto
Reprodução/TV TEM
E não são só os comércios do ramo alimentícios que adotaram a prática. Até farmácias aderiram aos descontos. No estabelecimento de Gustavo Ferreira dos Santos, por exemplo, uma estante próxima à entrada oferece produtos com 35% de desconto.
“São produtos de higiene pessoal, dermocosméticos, algum tipo de medicamento de costume que a pessoa tem em casa. Se ele ficar na prateleira normal, não chama tanto a atenção quanto a gente deixar numa ponta de gôndola com uma plaquinha atrativa”, explica o empresário.
Para quem busca economizar, a dica é simples: olhar a validade e ter atenção ao estado do produto.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.