
Estimated reading time: 4 minutos
Do interior do Paraná para as lentes fotográficas da Ásia. O toledano Wesley Dias, 25 anos, está há seis meses em Bangalore, na Índia, onde cumpre seu primeiro contrato internacional como modelo. A jornada, no entanto, não começou de forma simples. Determinação, mudanças e persistência o trouxeram até aqui. Ele conta que está vivendo o sonho que parecia distante.
“Sempre foi algo que eu tinha em mente, mas por ser do interior, não parecia uma realidade palpável. Sempre ouvi que eu tinha o perfil de modelo, por conta da altura”, lembra Wesley. O ponto de virada veio com o incentivo de uma amiga, também modelo, que o orientou ao universo da moda e o indicou a uma agência em São Paulo. Lá, foi aprovado de primeira.
O começo da carreira, em 2019, foi logo interrompido pela pandemia. O retorno ocorreu no fim de 2022, quando se dedicou a mudar de vez para a capital paulista. “Foi muito difícil, principalmente pela alta competição. Comecei fazendo muitos eventos e, aos poucos, fui conquistando um trabalho aqui e outro ali. Eram pequenos, mas incrivelmente fundamentais para a minha trajetória.
Com o tempo, Wesley percebeu que precisava se adaptar ao que o mercado pedia. “Eu tinha um perfil completamente diferente e não estava conseguindo alcançar certos objetivos. Eu costumava ter o cabelo comprido e ser bem mais magro”, assim sua mudança visual se fez necessária. “Foquei muito em melhorar e, após um tempo, fiz uma nova apresentação ao mercado internacional. Fui aprovado e consegui esse contrato para a Índia, que estou prestes a finalizar”, explica.
Ao chegar à Índia, a ficha demorou a cair. “Foi completamente louco, e demorei muito para assimilar que eu realmente estava aqui. Acho que desejei tanto esse contrato internacional que, quando finalmente aconteceu, nem parecia real”. Depois de uma breve passagem por Nova Délhi, ele se estabeleceu em Bangalore, onde encontrou oportunidades. “Aqui comecei a trabalhar sem parar e tive a chance de fazer trabalhos com marcas incríveis”.
O mercado indiano, segundo ele, é competitivo e repleto de talentos de todo o mundo. “A maior diferença é a valorização por ser estrangeiro. Sinto que, aqui, as pessoas realmente querem trabalhar comigo”, salienta.
Hoje, Wesley trabalha de segunda a sábado apenas como modelo. “Não preciso pensar em outra ocupação, e isso me deixa extremamente feliz. É muito gratificante perceber que, finalmente, estou vivendo da profissão que eu sempre sonhei”.
Uma das experiências mais marcantes, segundo ele, foi perceber a frequência com que passou a ser chamado por um estúdio específico. “Foi aí que caiu a ficha: eu estava fazendo o que amo e sendo reconhecido por isso”, comemora.
Para Wesley, ver o investimento inicial retornar traz mais que alívio: traz sentido. “Acho que isso pesa bastante, porque essa é uma carreira fora do padrão. A gente precisa investir, muitas vezes de olhos fechados, confiando que vai dar certo. Isso me dá ainda mais vontade de continuar perseguindo minhas metas e sonhos”.
INCENTIVO – A trajetória do modelo é acompanhada com admiração por amigos e familiares. O irmão, Maxwell Dias, lembra da persistência desde os primeiros passos. “Sempre o apoiei na busca por seu sonho e o incentivei, seja em pequenos atos, como quando ele me pedia para fotografá-lo em alguns pontos da cidade, ou na montagem de cenários em casa mesmo”.
Luanna Caroline, colega de profissão que também esteve na Índia, reforça a dedicação do amigo. “Sigo oferecendo apoio e o encorajando a correr atrás dos sonhos dele, sempre vi o quanto ele é focado e estou orgulhosa por tudo o que ele tem conquistado”.
Já o amigo de longa data, Vitor Hugo, nunca duvidou do potencial de Wesley. “Qualquer pessoa que olha pra ele já pensa na hora: ‘esse cara é modelo’. Então, era só uma questão de tempo até tudo começar a acontecer”, pontua Vitor.
“Saber que sou capaz de crescer e evoluir cada vez mais na área que sempre sonhei me enche de gratidão e motivação”, diz Wesley. É com essa convicção que ele continua, todos os dias, trilhando o caminho dos seus sonhos.
Da Redação
TOLEDO
O post Modelo de Toledo posa entre os flashes da moda indiana apareceu primeiro em Jornal do Oeste.