A partir de segunda-feira (5 de maio), o Território Mídias Brasil (TMB), em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Fundação Banco do Brasil, lança uma plataforma inovadora que promete sacudir as estruturas da comunicação tradicional. Destinada a 400 coletivos de comunicação popular — incluindo jornais, sites, zines, TVs e rádios comunitárias — nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, a iniciativa visa facilitar a troca de conhecimento entre as mídias, fortalecendo a democratização da informação, a dinâmica social e a cidadania em seus territórios.
A plataforma oferece até 100GB de armazenamento: 40GB liberados ao completar o cadastro e os outros 60GB desbloqueados conforme a interação com a plataforma e outras mídias. Com bibliotecas individuais e públicas, ela permite o compartilhamento de conteúdos entre coletivos, além de encontros virtuais mensais e um evento presencial por estado em 2025. Conteúdos produzidos pelo TMB, focados em políticas públicas, direitos sociais e experiências comunitárias, também estarão disponíveis.
“Não dá pra assistir ao que está acontecendo no Brasil sem reunir as Mídias Periféricas e criar um plano de ação junto com elas. A cidadã, o cidadão brasileiro que rala, que vive a dura realidade decorrente do capitalismo predador e excludente precisa ter acesso à boa informação, saber identificar as causas da realidade social que os oprime e reconhecer a manipulação a que estão sujeitos. O dia que essa ficha cair, teremos outro Brasil”, afirma Dad Matos, coordenadora de comunicação do TMB.
Cecília Figueira, coordenadora de comunicação social da iniciativa, completa: “Apesar da dura realidade do dia a dia em nosso país, diante dos índices escandalosos de desigualdade social, a partir da luta nos territórios surgem alternativas e esperança para o Brasil. Não abrimos mão de nossos sonhos. Venha desvendar a realidade e colaborar com a construção de um mundo mais digno e justo para todos.”
Junte-se à revolução da comunicação popular
Para mais informações, envie um email para [email protected]
As mídias podem se cadastrar pela plataforma e também conhecer melhor o Território Mídias Brasil em www.territoriomidiasbrasil.com.br Ficou interessada, interessado? Acompanhe nosso Insta https://bit.ly/Teaser_TMB
O post Plataforma criada para enfrentar desinformação, convida mídias periféricas para transformar a comunicação popular apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.