Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro da Marvel, se abriu sobre seu acidente sofrido em 2023, quando ficou à beira da morte por semanas após ser atropelado por um veículo removedor de neve de seis toneladas. O ator norte-americano, de 54 anos, abordou o tópico em seu livro de memórias recém-lançado ‘My Next Breath’.
O acidente no primeiro dia de 2023, na casa do ator próxima ao Lago Tahoe, entre os estados da Califórnia e de Nevada, é de conhecimento público: o artista estava dirigindo o veículo e, ao tentar evitar que o sobrinho fosse atingido, perdeu o equilíbrio e foi atropelado pelo próprio snowcat. Ele sofreu 38 fraturas ósseas, uma lesão no pulmão e teve o fígado perfurado por uma costela quebrada.
Na época, os médicos afirmaram que Renner estava muito perto da morte e sua recuperação era considerada improvável. Em seu livro, ao detalhar o que sentiu após ser atropelado, o astro disse ter certeza que morreu por alguns momentos. “Depois de cerca de trinta minutos deitado no gelo, respirando manualmente por tanto tempo — um esforço comparável a fazer dez ou vinte flexões por minuto durante meia hora… foi então que eu morri. Eu morri, bem ali, na entrada da garagem da minha casa”.
Ele continuou: “Eu sei que morri — na verdade, tenho certeza disso. Quando os paramédicos chegaram, notaram que minha frequência cardíaca tinha despencado para 18 e, com 18 batimentos por minuto, você está basicamente morto.”
Renner, então, descreveu o que viu do “outro lado”. “Quando eu morri, o que senti foi energia, uma energia constantemente conectada, bonita e fantástica. Não havia tempo, lugar ou espaço, e nada para ver, exceto uma espécie de visão elétrica de mão dupla feita de fios dessa energia inconcebível”, ele continuou: “Eu estava no espaço: sem som, sem vento, nada além dessa eletricidade extraordinária pela qual estou conectado a todos e a tudo, qualquer um e tudo. Estou em cada momento possível, em um único instante, ampliado para um número que a matemática não consegue conter.”
O famoso também contou ter sido capaz de ver sua vida inteira e como “tudo e todos” que ele amava estavam com ele nesses momentos. “O que veio até mim naquele gelo foi uma paz eletrizante, a mais profunda descarga de adrenalina, mas ao mesmo tempo inteiramente tranquila: uma serenidade elétrica”, ele observou. “Ainda consigo sentir aquele espaço, silencioso, imóvel, vazio, mas preenchido com cada instante e todos os ‘para sempre’ e, pela primeira vez, minha existência não tem nada a ver com o tempo. Era um lugar inteiramente belo, cheio de uma magia compreensível.”
O ator acabou sendo salvo pelo sobrinho e pela chegada rápida dos serviços de emergência. Ele foi levado de helicóptero para um hospital local no qual ficou internado por mais de duas semanas e precisou passar por várias cirurgias. Após a alta hospitalar, Renner continuou sua recuperação em casa, envolvendo-se em terapias intensivas e tratamentos especializados.
A rápida e inesperada recuperação do astro o permitiu participar recentemente do terceiro longa da franquia ‘Entre Facas e Segredos’, protagonizada pelo ator Daniel Craig. Dirigido pelo cineasta Rian Johnson, o filme tem estreia prevista para o segundo semestre de 2025.