
Estimated reading time: 4 minutos
O fim de semana foi marcado pela 7ª Conferência Municipal da Cidade de Toledo. O evento aconteceu na noite de sexta-feira (25), e durante o sábado (26), no auditório Dom Anuar, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
O evento teve como tema central “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, e tratou sobre os quatro eixos que estão ligados no Conselho das Cidades: habitação, planejamento, mobilidade e saneamento.
Participaram da cerimônia de abertura o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, os vereadores Gabriel Baierle – presidente do Legislativo – e Jairo Cerbarro, o secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (Concidades-PR), Orlando Bonette, o promotor de justiça, Giovani Ferri, o secretário de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Drabik, além do diretor da PUCPR, campus de Toledo, Ricardo Lopes.
O primeiro dia da Conferência teve a palestra do promotor de justiça, Giovani Ferri e a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade de Toledo (Concidade). No segundo dia do evento, outras palestras foram realizadas, além de roda de discussões em grupos.
DEBATE – O prefeito de Toledo Mario Costenaro convidou a comunidade presente a refletir e compreender que a construção de uma cidade requer uma multidisciplinaridade. “Precisamos fortalecer o momento de diálogo, interagindo e conversando sobre a cidade. A evolução da cidade é dinâmica e cada momento se transforma e isso precisa ser sistematizado. Quanto mais compreendemos a cidade que temos, conseguimos construir uma cidade que almejamos a partir de uma visão conjunta. Nós queremos uma cidade cada vez mais segura e inclusa e é sobre esses conceitos que vamos trabalhar”.
Na oportunidade, o gestor municipal enfatizou que é preciso melhorar os ambientes e a vida das pessoas em qualquer lugar que elas estão. “Somos agentes potenciais de transformação e a partir das nossas ações conseguimos construir um mundo melhor. Temos que preparar o futuro para as próximas gerações. Uma conferência é o momento de reflexão e produção”, complementa.
O secretário Ronald Drabik citou que a Conferência Municipal da Cidade de Toledo é o momento para projetar políticas públicas que reflitam as reais necessidades da população. “Cada voz e proposta conta. Que esse encontro seja um momento de inspiração, diálogo e vontade de transformar. O futuro só fazemos com a união de todos”.
O presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Baierle enfatizou que a Conferência é uma oportunidade de dar voz ao povo e a comunidade, além de debater o planejamento urbano. “O que realmente faz uma cidade e um município é o seu povo. Por isso, temos que trazer a população para debater pontos importantes como os eixos apresentados. Precisamos pensar os territórios de forma integrada e, em um ecossistema de planejamento. Que os participantes possam contribuir e trazer ideias. Que seja uma grande ‘tempestades’ de ideias”.
O secretário executivo do Conselho Estadual das Cidades (Concidades-PR), Orlando Bonette, pontuou que a entidade quer contribuir com os conselhos de todos os 399 municípios do estado. “É um processo que retomamos. Estava parado por um período, mas queremos resgatar esse tempo e trazer as discussões e buscar soluções”.
PALESTRAS – O promotor de Justiça Giovani Ferri ministrou na sexta-feira (25), a palestra ‘Planejamento das Políticas Públicas’. Na ocasião, ele reforçou que é necessário ter ferramentas e políticas públicas para moldar o planejamento urbano para que as cidades possam crescer de forma ordenada.
Ele também explicou quais são os objetivos primordiais das políticas de planejamento. “Evitar a deterioração das cidades, propiciar o crescimento ordenado, permitir a construção de cidade sustentáveis, e principalmente, fazer com que haja uma harmonia do desenvolvimento urbano. Lembrando que as cidades são feitos para as pessoas e não ao contrário”. No sábado (26), a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Toledo seguiu com as palestras: A Articulação Entre os Setores Urbanos, com Jurandir Parzianello; Gestão Estratégica e Planejmamento, com Neuroci Frizzo; Sustentabilidade Ambiental, com Volnei Bisognin; e Emergências Climáticas, com Capitão Rodrigues. Também fora apresentadas as palestras: Transformação Digital, por Edson Tavares de Camargo; e Território Inclusivo e Justiça Social, por Simone Ferrari.
Da Redação
TOLEDO
O post Conferência trata do crescimento das cidades e da formulação de políticas urbanas apareceu primeiro em Jornal do Oeste.