A Portos do Paraná promoveu, na terça-feira, 29, uma ação integrada de Saúde e Segurança do Trabalho em frente ao Palácio Dom Pedro II, que finaliza a mobilização da 4.ª edição da campanha Abril Verde. Trabalhadores que acessam a faixa portuária do Porto de Paranaguá puderam receber a vacina contra a gripe, aferir a pressão, medir a glicose e receber informações sobre temas necessários para o bem-estar no trabalho e na vida pessoal.
Esta é a quarta edição do Abril Verde na empresa pública que visa prevenir acidentes e doenças ocupacionais e tem parcerias com o OGMO, SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e PME – Paraná Medicina Empresarial.
- Leilões das áreas PAR14, PAR15 e PAR25 acontece na quarta-feira em São Paulo
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, disse que o mês teve várias ações voltadas ao tema. “Hoje, a gente encerra as atividades do mês com os atendimentos de saúde que são feitos aqui bem na entrada do prédio Dom Pedro II. Tivemos aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de vacina da gripe, ações preventivas, distribuição de brindes e participação do Sest Senat com algumas orientações relacionadas aos temas”, declarou Sbravatti.

Na última edição do Abril Verde, cerca de dois mil trabalhadores passaram pelos estandes. “A nossa referência é em torno de 2 mil a 2.500 trabalhadores que a gente consegue atender em um único dia, que foi o número do último ano. O pessoal se acostumou, poucos dias antes de entrar no mês de abril, as pessoas começam a nos perguntar se vai ter vacinação. É bacana que os terminais também, a comunidade portuária, trazem os colaboradores para participar”, declarou Sbravatti.
Adesão do público
A coordenadora de Saúde e Segurança do OGMO Paranaguá, Karla Alves Santos, disse que a ação reforça o valor da segurança do trabalho dentro da companhia.
“Com a parceria com a Portos do Paraná, a gente reforça isso com todas as empresas e usuários do porto. Isso reforça que a segurança do trabalho é um valor, tanto para a Portos do Paraná, quanto para o OGMO e para as empresas que estão operando aqui dentro. O nosso marco principal do Abril Verde é quando nós reforçamos algumas campanhas, mas durante o ano há diversos programas que acontecem diariamente na faixa portuária”, afirmou Karla.

Segundo ela, o público tem participado cada vez mais da iniciativa. “Cada ano que passa nós temos uma aderência maior do público. Agora o público vem, para, conversa, participa de todos os estandes. Nós percebemos também a interação nas dinâmicas, participam de verdade”, disse Karla.

O estivador há 34 anos, Antonei Carlos Veloso, sempre procura participar de ações como essa para cuidar da saúde. “Muito importante esses exames aqui para cuidarmos da nossa saúde, porque saúde não tem preço. Sempre que tem a gente está dentro, porque isso é muito importante. Facilita porque estamos aqui na saída do nosso trabalho, sempre que posso incentivo meus colegas”, afirmou o estivador.