Trilha do cacau, uma experiência saborosa

Uma experiência incrível: colher o cacau diretamente dos cacaueiros. A frutinha de cor amarelo-ouro, de casca dura, mas fácil de abrir, guarda sementes envolvidas por uma polpa branca, suculenta e docinha. Nativa da região amazônica, brotou no solo alagoano — e ninguém sabe ao certo como chegou à terra de Djavan. Virou até trilha no Vale Ecológico do Cacau Serra D’Água, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural mantida pelo grupo da Usina Santo Antônio, na cidade de Matriz de Camaragibe. É o caminho mais saboroso de Alagoas. Afinal, os chocolates Cacau Matriz (@cacaumatriz_), produzidos na cidade, são degustados no coração do Vale do Cacau.

David Silva na Trilha do Cacau fez questão de registrar a foto com a fruta

Gostou da história? Então anota aí: hoje, 29 de abril, das 16h às 20h, o Cacau Matriz aterrissa no Alagostoso, no Senac Poço, com degustação e venda do chocolate alagoano para restaurantes, bares, empórios e hotéis.

Detalhe da Trilha do Cacau em Matriz de Camaragibe

A Trilha do Cacau tem 3 km, é de nível moderado, mas também há opções de 6 km e 9 km. O percurso passa por um dos trechos mais bonitos do turismo rural de Alagoas: mata fechada e preservada, com riachos cruzando a terra, cachoeiras e bicas para um banho geladinho pelo caminho.

Cacau além do chocolate também rende trilha

O cacau foi descoberto por acaso em Alagoas, pelo agricultor Ramon Dantas. “Durante a Semana Santa, fui entregar peixe na área rural. Todo mundo estava na Bica do Cacau. Lá vi o fruto pela primeira vez, levei para casa e comecei a pesquisar como cultivar, beneficiar e fazer a transformação da semente de cacau em chocolate. Isso foi em 2020”, conta ele.

Na trilha tem degustação do Cacau Matriz

E assim nasceu o Cacau Matriz: de forma despretensiosa, mas com o apoio do Sebrae, que foi decisivo para concretizar o sonho. A nutricionista Helena Menezes, consultora do Sebrae, junto com sua equipe, contribuiu na padronização das receitas dos chocolates, com elaboração das fichas técnicas de preparo e implantação do Manual de Boas Práticas — entre outros cursos voltados para atender às exigências do mercado.

Hoje, 47 famílias colhem cacau nas cidades de Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Novo Lino, União dos Palmares, Branquinha e Murici. Na última safra foram colhidos 500 quilos de cacau; para este ano, a previsão é de 2 mil quilos.

Cacau nos cacaueiros

A safra acontece duas vezes ao ano: de abril a junho e de outubro a janeiro. O cacaueiro leva quatro anos para dar frutos e, segundo Ramon, muitas das árvores na região são centenárias. O preço do quilo do cacau varia, mas em Alagoas gira em torno de R$ 47,00.

“Estamos confiantes de que o Alagostoso será o espaço ideal para o Cacau Matriz conquistar novos mercados, como restaurantes, empórios e hotelaria. Porque, além da qualidade, o chocolate tem o sabor de Alagoas.”

Na Reservas tem mudas de cacau 

O Cacau Matriz já tem 18 produtos: achocolatados, chocolates, chás, nibs e até panetones. O aproveitamento da fruta é de 100% — da manteiga ao pó para confeitaria. As sementes viram mudas e as cascas, chás. Instalada no Conjunto Residencial Senhor Bom Jesus, a pequena fábrica do Cacau Matriz é uma trilha de novas oportunidades para a agricultura familiar — e um novo capítulo do turismo alagoano, que é muito mais do que sol e mar.

Participei da Trilha do Cacau a convite da Flor de Camará Ecoturismo (flordecamaraecoturismo)

Na Trilha do Cacau tem bicas e cachoeiras 

Informaçôes sobre a Trilha do Cacau: (82) 99118-5206 / 99356-1111

Cacau Matriz: (82) 99422-3936

 29 de abril, das 16h às 20h, o Cacau Matriz aterrissa no Alagostoso, no Senac Poço

Adicionar aos favoritos o Link permanente.