5.ª Jornada Diocesana da Juventude reúne centenas de jovens no Santuário do Rocio

A juventude da Diocese de Paranaguá viveu um dia marcado pela fé, alegria e comunhão no domingo, 27, segundo domingo da Páscoa. A 5.ª edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) foi realizada no Santuário do Rocio, reunindo jovens de todas as regiões da diocese para celebrar juntos a vida, a esperança e o amor em Cristo Ressuscitado.

Inspirada na Jornada Mundial da Juventude, a JDJ é uma celebração tradicional da Igreja Católica e acontece anualmente nas dioceses de todo o mundo. 

bb925f34 a9c6 4157 ace9 e32592bc3e00
Foto: Folha do Litoral News

“Seu principal objetivo é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem, para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações”, informou a organização.

“Quero agradecer a todos que ajudaram na realização da Jornada Diocesana da Juventude. Foi lindo. Foi sucesso. E muita gente trabalhou, se dedicou, caprichou. Muito obrigado mesmo. Deus abençoe”, agradeceu o reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, padre Dirson Gonçalves.

De acordo com a organização, em Paranaguá o evento foi uma verdadeira oportunidade para renovar a fé e fortalecer os laços entre grupos de jovens, pastorais e movimentos das comunidades locais.

“O balanço é muitíssimo positivo. Eu estou feliz com essa edição da Jornada", destacou o bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron. / Foto: Folha do Litoral News
“O balanço é muitíssimo positivo. Eu estou feliz com essa edição da Jornada”, destacou o bispo da Diocese de Paranaguá, Dom Edmar Peron. / Foto: Folha do Litoral News

Durante o período da manhã, diversas atividades marcaram o encontro, como destacou Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá. “Nós juntamos na manhã aqueles elementos da vida espiritual, o peregrinar até aqui, rezar juntos a Eucaristia, rezar nas intenções do Papa, por àquele que será eleito, a fim de participarmos das indulgências desse ano jubilar. Depois, uma grande meditação, uma longa meditação sobre a esperança a partir de Lucas 24, que é o capítulo sobre os discípulos de Emaús. Eu creio que assim, de diferentes modos, Deus foi nos ajudando a reconhecer a necessidade de Ele ser a nossa esperança”, destacou.

O evento acolheu jovens vindos de diversas cidades do Paraná, como Doutor Ulisses, Adrianópolis, Cerro Azul, Tunas do Paraná, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá. “Foi um verdadeiro encontro de culturas, carismas e histórias, todos unidos por um mesmo ideal: ser uma Igreja viva e jovem”, destacou a organização.

a009ada5 239a 4e62 9bdd 6e3bc062a731
Foto: Folha do Litoral News

O bispo Dom Edmar Peron também comemorou a adesão dos participantes. “Desde Doutor Ulisses, vindo por Cerro Azul, todas as cidades da divisa do Estado de São Paulo, até Guaratuba, na divisa de Santa Catarina, os jovens vieram para cá. O balanço é muitíssimo positivo. Eu estou feliz com essa edição da Jornada”, destacou o bispo.

Após o almoço e um momento de descanso, os jovens retornaram para novas atividades no Santuário. A programação da tarde incluiu momentos de animação e espiritualidade, encerrando com um show nacional da Fraternidade São João Paulo II.

“O Santuário do Rocio, que acolheu o evento, esteve em constante oração por todos os jovens que participaram desta experiência transformadora. A JDJ 2025 ficará marcada na memória como um tempo especial de unidade, amizade e renovação da esperança”, finalizou a organização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.