O curta-metragem docficcional Corpo Político, Corpo-Mãe, faz sua pré-estreia nesta terça-feira, 29, às 20h, no Bar Super 8, que fica na Rua Mamede Simões, Recife-Pe. Após a exibição haverá uma roda de diálogo. A produção que tem direção e roteiro da cineasta Annìna Dias, e aborda o conflito de uma feminista que engravida na clandestinidade da Ditadura Militar, deixa a sua primeira filha de dois anos com os avós e segue exilada com o marido para Paris.
A escolha de um espaço alternativo para a pré-estreia do filme faz parte da identidade da equipe com a poesia, o cineclubismo e o cinema de rua. “Em 2022, quando começamos o nosso projeto aqui no Super 8, exibimos pela primeira vez os curtas, ‘O que Cabe em um Trançado’, de Cora Fagundes e ‘Cantigas de Pai Francisco’, de Iyadirê Zidanes. É sempre um prazer recebê-las aqui”, afirma Vinícius Costa, proprietário do Bar Super 8.

“Fazer um filme de ficção, inspirado em fatos já é um ato revolucionário. A começar pelo intenso e apaixonante desejo de contar histórias feministas e subversivas de sexo, amor e democracia, na Ditadura Militar do Brasil, entre os anos de 1963 e 1971”, ressalta a cineasta, Annìna Dias em entrevista para a Agência de Notícias das Favelas.
Na ocasião, o jornalista Marcelo Mário de Melo estará relançando o livro Literavida, Histórias e Casos, dividido em 6 blocos, abordando coisas da infância, histórias fantásticas, casos e folclore político, passando pela ditadura e prisão. Também lançando seu pôster-poema ‘Aos que Cuidam de Bandeiras’, dedicado a Miguel Arraes; e ainda exibindo MMM, PALAVRA POESIA, POLÍTICA (Doc/10min/REC-BRA/2024), com direção de Luci Alcântara.

A realização do Docfic/19min/REC-BRA/2025) contou com o financiamento público da Lei Paulo Gustavo / Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco / Ministério da Cultura do Brasil, a parceria da Cora Produções e apoios familiares e institucionais. O que permitiu mobilizar uma equipe de profissionais competentes e engajades, em sua maioria formada por mulheres afro, indígenas, cis e trans, do audiovisual pernambucano.
O post Docficcional Corpo Político, Corpo-Mãe aborda história de uma feminista que engravidou durante a Ditadura Militar apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.