O adeus a um papa singularA Missa das Exéquias, que marcou o início do tradicional Novendiali — nove dias de luto e oração —, foi um momento de profunda emoção. Durante a homilia, o cardeal Giovanni Battista Re exaltou o legado de Francisco: “Desejou estar próximo a todos, com especial atenção às pessoas em dificuldade, dedicando-se até o fim aos últimos da terra”.
Quer ler mais notícias do Mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp!Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi eleito papa em 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI. Primeiro papa jesuíta e latino-americano, sua trajetória se destacou pelo estilo simples, pela defesa dos pobres e pela luta por uma Igreja mais aberta, inclusiva e atenta às questões ambientais.Entre seus legados, estão a encíclica Laudato Si’, o fortalecimento do diálogo inter-religioso, a reforma da Cúria Romana e o combate rigoroso aos casos de abusos sexuais na Igreja.Líderes do mundo prestam homenagemA despedida reúne 130 delegações oficiais, incluindo 50 chefes de Estado e 10 membros da realeza. Entre os presentes, estão Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Donald Trump (EUA), Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia). O príncipe William representa a monarquia britânica no funeral.
Milhares de fiéis são esperados em São Pedro, numa homenagem que promete refletir a grandiosidade do impacto de Francisco, lembrando funerais históricos como os de Bento XVI, em 2023, e João Paulo II, em 2005.O que acontece agoraCom o funeral, a Igreja entra no período de Novendiali, enquanto o Vaticano se organiza para o próximo conclave. Entre 15 e 20 dias após a morte do papa, os cardeais se reúnem na Capela Sistina para a eleição do novo pontífice, momento marcado pela icônica fumaça branca que anunciará ao mundo o sucessor de Francisco.Acompanhe ao vivo:
https://www.band.uol.com.br/noticias/ao-vivo/funeral-do-papa-francisco-assista-ao-vivo