Elmar empossa 28 vereadores mirins para o ano de 2025

Com mais de 10 anos de existência, a Escola do Legislativo de Marabá (Elmar) desenvolve um trabalho de extrema relevância no que tange à educação política nas escolas públicas do município. O projeto foi idealizado pelo ex-vereador desta Casa de Leis, Miguel Gomes Filho, e vem realizando diversas ações com crianças e adolescentes desde sua existência.

Na manhã desta sexta-feira (25), a Câmara de Marabá promoveu a Sessão de Diplomação e Posse da 7ª Legislatura do Programa Câmara Mirim, mais um trabalho da Escola do Legislativo, que elege 28 vereadores mirins, a fim de promover políticas de promoção social nas escolas do município.

Estiveram presentes à cerimônia de abertura o presidente da Casa, Ilker Moraes (MDB), e os vereadores Márcio do São Félix (PSDB), Maiana Stringari (PDT), Priscila Veloso (PSD), Rodrigo Botelho, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Marabá, a coordenadora-executiva da Escola do Legislativo, Gabriela Silva, alunos e professores da rede pública municipal. Representando o Executivo do município de Marabá, o secretário municipal de educação, Cristiano Lopes.

Ao fazer o uso da fala, o presidente Ilker salientou a importância da referida cerimônia, não só para a Casa de Leis, mas para toda a comunidade estudantil de Marabá, já que a Escola do Legislativo aproxima ainda mais as comunidades ao meio político, tendo como principal consequência a politização de crianças e jovens.

“Esse projeto tem desenvolvido um trabalho brilhante em nossas escolas, e certamente teremos cidadãos politizados que contribuirão bastante no desenvolvimento de nossa bela Marabá, já que educação política é, sem dúvida, um dos pilares de uma sociedade organizada. Esse movimento realizado pela Câmara de Marabá, através da Escola do Legislativo, é uma ferramenta importantíssima para levarmos maior conhecimento para nossos estudantes”, disse o parlamentar.

A vereadora Maiana Stringari (PDT), uma grande entusiasta do movimento, ressaltou a importância dos trabalhos realizados pela Escola do Legislativo no cenário estudantil de Marabá, afirmando que os frutos de todo esse trabalho, serão os melhores possíveis. “Muito nos orgulha saber o quão gratificante é colher tão valorosos frutos desse sério projeto realizado por esta Casa de Leis, pois entre outras vantagens, ele desmistifica a ideia de que a política é só politicagem, e isso faz com que vocês possam difundir a ideia de que os bons políticos existem, sim, e contribuem para a construção de uma sociedade melhor”, ratificou Maiana.

Rodrigo Botelho, da OAB, ressaltou o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo, associando o empenho das pessoas que estão à frente do projeto ao êxito conjunto, promovendo a politização no ambiente escolar. “É um orgulho poder estar fazendo parte desse momento, onde nossas crianças estão sendo inseridas no mundo político, com o auxílio das instituições públicas de ensino. Certamente, teremos adultos politizados, pois estão sendo formados de maneira correta”.

Gabriela Silva, uma das idealizadoras da ação educacional, usou a tribuna para enaltecer o processo democrático com que se deu a escolha dos novos parlamentares mirins, e o empenho de todos aqueles que colaboraram com a culminância dessa nova etapa do projeto. “É muito gratificante ver o resultado mais uma vez, com a diplomação de novos vereadores mirins. Sabemos que as escolas são de extrema importância em todo esse cenário. Temos aqui muitos bons frutos, onde ex-vereadores mirins deram continuidade a sua jornada, buscando qualificação para que possam contribuir em nosso contexto social. Isso reforça ainda mais a ideia de que a educação é o que transforma a humanidade”, disse Gabriela.

O secretário de Educação, Cristiano Lopes, que também é professor, disse compactuar com a proposta de inserção da educação política nas escolas e enalteceu o trabalho feito pela Elmar, sugerindo que o projeto deve ser ampliado, já que Marabá dispõe de uma população estudantil muito extensa.

“É um movimento que merece o nosso respeito e apoio, pois oferece cidadania às crianças e jovens, motivando-os a buscar um protagonismo frente à sociedade, fazendo com que tenhamos adultos capazes de ofertar sua parcela de contribuição para a construção de uma sociedade cada vez melhor”, finalizou o secretário.

O post Elmar empossa 28 vereadores mirins para o ano de 2025 apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.