Durante a celebração do Dia do Rei, Aruba e Curaçao foram os destaques do evento promovido pelo Consulado Geral dos Países Baixos no Brasil, na última quinta-feira, 24. A cerimônia, que reuniu cerca de 200 pessoas no Solar Fábio Prado, ressaltou a presença caribenha dentro da estrutura do Reino dos Países Baixos, composto por territórios na Europa e no Caribe.
Comemorado oficialmente em 27 de abril, o Dia do Rei homenageia o aniversário de Willem-Alexander, atual monarca neerlandês. A festa paulistana aconteceu contou com autoridades diplomáticas, representantes comerciais e membros das comunidades holandesa e latino-americana.

Aruba foi representada por Carlos Barbosa, diretor da Autoridade de Turismo da ilha no Brasil. Em sua fala, ele destacou a relevância do mercado brasileiro para o turismo arubano. “Um destino onde o sol brilha o ano todo e cada experiência é pensada para toda a família. Aruba é assim: a Ilha Feliz, onde a hospitalidade do seu povo – formado por mais de 100 nacionalidades – faz toda a diferença. Essa pluralidade se reflete na cultura vibrante, na gastronomia única e até no idioma: o papiamento, que tem português na sua estrutura, tornando a comunicação fácil para os brasileiros. E o melhor? Os brasileiros descobriram esse paraíso! No último trimestre, crescemos mais de 100% em visitantes vindos do Brasil, e para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa.”
Segundo Barbosa, o turismo representa entre 80% e 85% do PIB da ilha. Ele também mencionou preocupações com sustentabilidade e custos. “Também estamos atentos ao custo de vida em Aruba e buscando formas de mitigar esses impactos, inclusive explorando possibilidades de importação de alimentos e insumos da América Latina.”
Curaçao foi representada por Marcos Oliveira, responsável pelas relações-públicas do destino no Brasil, e pela influenciadora digital Lala Rebelo, que atua como embaixadora da marca no país. Oliveira reforçou o papel estratégico da participação no evento. “Sempre participamos destas festividades pelo Dia do Rei, pois acreditamos que apresentar essa parte do Reino cria uma curiosidade para quem não conhece a conexão holandesa no Caribe.”

Em 2024, mais de 40 mil brasileiros visitaram Curaçao, e a projeção para 2025 é de 51 mil. A presença brasileira nas ilhas tem aumentado, impulsionada por ações de promoção e pela conectividade aérea com o Caribe holandês.
Além do viés cultural, o evento também serviu como plataforma de divulgação de futuras atividades que integram o Brasil às ilhas caribenhas. Entre elas, a terceira edição do Torneio de Lendas do Futebol, que ocorrerá em Curaçao nos dias 28 e 29 de maio. Estão confirmadas as presenças de nomes como Rivaldo, Carlos Germano, Adriano, Valderrama, Higuita, Goycochea, Ortega, Seedorf, Ronald de Boer e van Hooijdonk.
As celebrações do King’s Day ressaltam o caráter multicultural do Reino dos Países Baixos, que inclui, além dos Países Baixos europeus, os territórios autônomos de Aruba, Curaçao e Saint Maarten, bem como as ilhas de Bonaire, Saba e Santo Eustáquio.
O post Aruba e Curaçao reforçam laços com o Brasil durante celebração do ‘Dia do Rei’ apareceu primeiro em TURISMO GAY ✈.