Programa Justiça no Bairro traz atendimento gratuito à população de Paranaguá 

Começou na quinta-feira, 24, os atendimentos gratuitos à população por meio do programa Justiça no Bairro em Paranaguá. A ação, do Poder Judiciário em parceria com o Serviço Social do Comércio Cidadão (Sesc) e apoio da prefeitura, segue até sábado, 26, na cidade. A iniciativa visa ampliar o acesso da população a serviços públicos gratuitos, promovendo cidadania e inclusão social. Os atendimentos acontecem no Sesc Paranaguá das 9h às 17h.

O programa oferece a confecção de documentos, orientações e atendimento jurídico como, divórcio, reconhecimento paternidade, pensão e diversos outros serviços da vara familiar. Além disso, também estão sendo ofertados serviços pelo município como atendimentos para sanar dúvidas em relação ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), atualização cadastral de contribuintes e consulta de débitos em dívida ativa.

  • Padre Fred Duarte lançará livro sobre perdão no dia 3 de maio em Paranaguá

Katiane Arndt, gerente de Saúde e Ação Social do Sesc, ressalta o papel do Sesc Cidadão no programa e destaca as ações que são oferecidas em apoio à população.

“O Sesc Cidadão, ele é um projeto em parceria. Então o Justiça do Bairro, ele foi um projeto idealizado pela desembargadora Joeci Camargo e depois houve essa junção com o Sesc Cidadão, onde o Sesc Cidadão leva serviços junto com a Prefeitura. Antes, no início, a gente levava documentos, a confecção de diversos documentos. Hoje, tem muita coisa digital, a gente leva os serviços e facilita o acesso da população, a informações e também a documentação. E a Justiça vem com toda a parte do Poder Judiciário, com o pessoal da Vara da Família, para poder fazer esse atendimento gratuito para as pessoas, dar orientação, fazer divórcio, reconhecimento paternidade, pensão e diversos outros serviços da Vara da Família”, explicou Katiane.

Katiane enfatizou ainda sobre os documentos necessários para receber os atendimentos do programa. De acordo com ela, cada atendimento gera um grupo de documentos que precisa ser apresentado no dia da ação, ou seja, depende do serviço que o cidadão necessita.

  • Dom Edmar Peron comenta sobre a morte do Papa Francisco, funeral e expectativas para o conclave

Desta vez, para participar do Justiça no Bairro, foi necessário realizar um cadastro prévio em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranaguá. Segundo a gerente Katiane, a agenda está lotada e foi fechada para os três dias, mas também serão realizadas demandas espontâneas, ou seja, aqueles que não conseguiram realizar os agendamentos previamente e precisarem de atendimento, serão atendidos. 

“A agenda já foi fechada para os três dias. Então o CRAS, que foi nosso parceiro no agendamento, conseguiu fechar a agenda de todos os dias até sábado e a gente está com a agenda lotada. Então a gente vai, ainda com as demandas espontâneas, a gente também vai estar atendendo, tentando fazer o encaixe, atender a todos que nos procurarem nesses dias, mas a nossa expectativa é muito boa como a gente já tem feito ao longo dos anos esses atendimentos em parceria com o projeto, é um projeto já conhecido na cidade e que gera uma grande movimentação”, ressaltou Arndt.

De acordo com Katiane, o programa leva o serviço de forma facilitada atendendo as necessidades da população. Além disso, ela destaca a importância do projeto.

“Nós do Sesc acreditamos muito nessa parceria com a Justiça, tanto que ele tem muitos anos, é um projeto muito grande e é um projeto que a gente vê acontecendo a cidadania diretamente, a inclusão, a gente dá acesso a essas pessoas de uma forma facilitada para que eles tenham acesso a tudo que eles precisam. Então nós acreditamos no projeto, acreditamos na parceria e na força que tem essa parceria com a polícia, com o Poder Judiciário, do Sesc. Então a gente acredita que a população só tem a ganhar com todo esse apoio”, finalizou Katiane Arndt.

O Sesc Paranaguá fica na rua Domingos Peneda, 947, na Estradinha, em Paranaguá.

Cidadania Plena

A Justiça Eleitoral do Paraná também realiza atendimentos no Sesc Paranaguá em parceria com o projeto Justiça no Bairro com a ações voltadas ao Programa Cidadania Plena – Todo voto importa, que está sendo coordenado pelo juiz da 5ª Zona Eleitoral, doutor Leonardo Marcelo Mounic Lago. Os serviços oferecidos são: 

  • Alistamento eleitoral;
  • Revisão do cadastro eleitoral;
  • Coleta de biometria;
  • Transferência de município;
  • Alteração de endereço;
  • Regularização de multa eleitoral;
  • Impressão de título;
  • Emissão das certidões eleitorais. 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.