Nestlé pode ser multada por publicidade enganosa em embalagens de produtos. Procon-SP aponta ausência de mel em biscoitos Nesfit e mistura de creme de leite vendida como produto puro
A Nestlé foi autuada pelo Procon-SP por prática de publicidade enganosa após a constatação de que diversos produtos da marca continham ingredientes diferentes dos destacados em suas embalagens. Caso as infrações sejam confirmadas, a empresa pode receber multa próxima de R$ 13 milhões.
Produtos indicavam ingredientes inexistentes ou diluídos
Entre os itens apontados pelo órgão de defesa do consumidor estão os biscoitos Nesfit Aveia e Mel, Nesfit Leite e Mel e Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel. Apesar de o mel aparecer no nome e nos rótulos, análises indicaram que o ingrediente sequer estava presente nas receitas.
Outro produto citado foi a Mistura de Creme de Leite, cuja embalagem trazia a denominação “Nestlé Creme de Leite”, podendo induzir os consumidores ao erro de que se tratava do creme de leite tradicional. No entanto, a composição real era uma mistura de creme UHT com soro de leite — subproduto mais barato e de menor qualidade.
Segundo o Procon-SP, as informações presentes nos rótulos “não refletem com precisão as características e a composição real dos produtos”, o que fere normas do Código de Defesa do Consumidor.
Nestlé afirma que itens já foram descontinuados
Procurada para comentar a autuação, a Nestlé declarou que segue todas as normas vigentes de rotulagem e comunicação, e informou que os produtos citados já foram retirados do mercado. Os biscoitos teriam sido descontinuados em 2022, e a mistura de creme de leite deixou de ser comercializada em 2023.
A empresa também afirmou que apresentará sua defesa aos órgãos competentes.
The post Famosa marca de alimentos pode ser multada em mais de R$ 13 milhões por causa de propaganda enganosa appeared first on Agora No Vale.