A 8ª edição da Maratona Internacional de Natal será realizada no dia 18 de maio, um domingo, com expectativa de receber cerca de 5 mil participantes. A largada acontece a partir das 5h da manhã, com quatro provas: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. Segundo a coordenadora técnica do evento, Liz Brito, a prova principal terá largada na Praia do Forte e seguirá pela Via Costeira, entrando na Avenida Roberto Freire até a BR-101, retornando ao ponto de partida.
“O percurso é novo, homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo e pela Federação. É um percurso oficial e quase 100% orla”, afirmou Liz Brito. A coordenadora também informou que as provas menores terão percurso totalmente à beira-mar: “O percurso dos 5, dos 10 e dos 21 é 100% orla. Praia do Meio, Miami… Então é muito especial.”
A organização confirmou a presença de atletas de diversas regiões do país e do exterior. “Ano passado recebemos pessoas da Itália, de Portugal. E tem um atleta queniano que está pedindo muito pra gente trazer ele pra cá. Talvez ele venha”, disse Liz. A expectativa é de mais de 1.600 atletas apenas na prova dos 42 km. “Tem muitas mulheres, pessoas acima de 50, 60 anos”, completou.
As inscrições seguem abertas no site maratonadonatal.com.br, com desconto de 10% para ouvintes da 94 FM usando o código MARANATAL. Todos os inscritos têm direito a seguro-atleta. Os kits serão distribuídos nos dias 16 e 17 de maio, na Expo Maratona, realizada no Hotel Barreira Roxa. “É um ambiente muito familiar, de amigos. A Expo é outro núcleo de evento, com expositores e entretenimento”, explicou Liz.
Mais de 200 pessoas estarão envolvidas na logística no dia da corrida. Estão previstas estruturas como ambulâncias, motolâncias, postos de hidratação com mais de 30 mil copos de água e apoio técnico. “É uma prova muito construída, muito segura”, disse a coordenadora.
Para iniciantes, Liz orienta iniciar com treinos intervalados. “Você pode fazer o percurso de cinco quilômetros caminhando, dando trote, correndo. Vai condicionando o ritmo daqui para lá. Mas antes tem que fazer exames clínicos. Tudo começa por aqui”, destacou. Ela reforçou que o evento é aberto a todos os níveis: “A corrida atende do público que já corre há muito tempo, mas também quem está iniciando.”

Segundo Liz Brito, o evento coloca Natal no circuito das maratonas oficiais do Brasil. “A maratona está no cenário nacional. Usamos muito a nossa cidade para fazer esporte. Isso é muito especial, porque ainda somos uma das cidades mais sedentárias do Brasil.”