Evento tradicionalíssimo em Marabá e que por muitos anos foi referência cultural na cidade e Estado do Pará, o Festival da Canção de Marabá (FECAM) sempre representou um importante espaço de valorização da cultura local, revelando talentos musicais da cidade e da região, promovendo a diversidade artística e fortalecendo a identidade cultural do nosso povo.
Com a finalidade de resgatar esse evento, que o vereador Ilker Moraes, atual presidente da Câmara Municipal, defendeu durante sua fala na sessão desta quarta-feira (23), a volta do referido festival.
Moraes explicou que, ao longo dos anos, o FECAM contribuiu significativamente para o incentivo à produção musical autoral, o estímulo à participação da juventude nas atividades culturais e a dinamização da economia criativa do município.
De acordo ele, o retorno do festival não apenas resgata uma tradição marcante de Marabá, como também cria oportunidades para artistas locais, promove a inclusão social por meio da arte, e movimenta o turismo e o comércio, beneficiando diversos setores.
O presidente opinou que, além disso, a volta do festival é importante, principalmente, em tempos em que a cultura muitas vezes é deixada em segundo plano, e a retomada do FECAM demonstra um compromisso da gestão com a valorização da arte como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano. “Portanto, solicitamos ao Poder Executivo que viabilize o retorno do FECAM, reconhecendo sua relevância para a população marabaense e para a cena cultural da região”, finalizou Ilker.
O post Presidente da Câmara quer volta do FECAM em Marabá apareceu primeiro em Correio de Carajás.