
Há mais de 120 anos, o Sicredi prioriza o atendimento próximo a seus associados. Empresas que aliarem tecnologia, eficiência e empatia vão se destacar no mercado.
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O mundo tem passado por uma transformação significativa, impulsionada não apenas pela tecnologia, mas também por uma demanda crescente de um atendimento mais humanizado. Conscientes dessa necessidade, muitas empresas estão investindo em estratégias que colocam o cliente no centro das operações, buscando criar relações mais próximas, empáticas e personalizadas.
Um levantamento realizado em novembro de 2023 por uma empresa de pesquisas e análise de mercado privada aponta que mais de 90% das pessoas percebem quando o contato está sendo realizado por Inteligência Artificial (IA) e desejam ser informados quando estão em atendimento automatizado.
Não podemos esquecer que os avanços tecnológicos viabilizaram a expansão dos atendimentos, possibilitando aos negócios oferecerem, por exemplo, suporte 24 horas e autoatendimento.
A humanização vem sendo um diferencial no mercado. Ter clientes no centro das ações e atenções valoriza o relacionamento personalizado e transforma negócios, impulsionando discussões sobre vantagens e oportunidades de se apostar nessa estratégia.
O que é humanização no atendimento?
Humanizar o atendimento significa entender as reais necessidades e emoções dos clientes. Isso inclui:
• Atendimento personalizado para oferecer soluções sob medida, como, no caso do setor financeiro, linhas de crédito adaptáveis ou investimentos alinhados aos objetivos do consumidor;
• Canais de comunicação mais acessíveis para ir além dos tradicionais call centers. Empresas têm adotado chatbots com linguagem natural, videochamadas com atendentes e redes sociais para interações mais dinâmicas;
• Empatia e escuta ativa por parte de profissionais treinados para entender situações delicadas, como dificuldades financeiras, oferecendo suporte real em vez de respostas padronizadas.
Os desafios da humanização
Apesar dos avanços, a humanização no atendimento enfrenta obstáculos. São eles:
• Equilíbrio entre escala e personalização: Como manter um atendimento individualizado em instituições e empresas com milhões de clientes?
• Treinamento de equipes: Profissionais precisam desenvolver habilidades socioemocionais, além do conhecimento técnico.
• Segurança x experiência do cliente: Como garantir processos ágeis sem abrir brechas para fraudes?
Atendimento próximo do Sicredi inspira
Há mais de 120 anos, o Sicredi prioriza o atendimento humanizado e próximo a seus associados, que contam com a atenção dos seus gerentes nas milhares de agências da instituição financeira cooperativa espalhadas pelo país. Esse atendimento se estende a aplicativo de mensagens, ao site e a outros canais oficiais.
“As cooperativas por natureza já têm como modelo de negócios a valorização das pessoas e a promoção do desenvolvimento local de forma sustentável. Uma dica valiosa é ter um olhar focado na evolução da experiência dos associados, entendendo profundamente suas expectativas, interagindo de forma fluida e trazendo soluções inteligentes, que atendam à necessidade dos associados para evolução do seu desenvolvimento financeiro”, observa Alceu Ruppenthal Meinen, Superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi.
Para isso, segundo o executivo, deve-se capacitar as equipes, realizando treinamentos e iniciativas de sensibilização para que colaboradores estejam preparados para oferecer um atendimento empático, eficiente, resolutivo e alinhado aos valores cooperativistas.
A humanização no atendimento financeiro não é uma moda passageira, mas uma necessidade em um mundo cada vez mais digital. As instituições que conseguirem aliar tecnologia, eficiência e empatia, como o Sicredi, vão sair na frente, construindo relacionamentos mais sólidos e leais com seus clientes.
Abra sua conta. Sicredi. É ter com quem contar.
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