
Missas e homenagens serão realizadas em Minas Gerais pela morte do pontífice. Papa Francisco homenageou vítimas de Brumadinho em 2020
A morte do Papa Francisco tem sido motivo de comoção em todo o mundo nesta segunda-feira (20). Em Minas Gerais, missas e celebrações vão homenagear a trajetória do pontífice, que teve episódios marcantes relacionadas ao estado.
Em 2020, quando a tragédia de Brumadinho completou um ano, o Vaticano divulgou uma mensagem do Papa Francisco pedindo orações pelas vítimas, solidariedade às famílias e proteção ao meio ambiente. (veja vídeo acima)
“Ofereçamos nossa solidariedade às famílias das vítimas e a todas as pessoas que estão sofrendo”, disse o Papa Francisco na ocasião.
Em 2019, logo depois do rompimento da barragem, o pontífice também orou pelos atingidos e enviou um representante do Vaticano para as missas realizadas na cidade da Grande BH.
Na época, a Santa Sé também informou que o pontífice “acompanhava de perto” os desdobramentos da tragédia.
Ele chegou a ganhar um colete usado por voluntários que atuaram nos resgates na região atingida pelo rompimento da barragem.
Papa ganhou colete dos voluntários que atuaram na região atingida pela tragédia de Brumadinho.
Reprodução/TV Globo
Aprovou o queijo da Canastra
Três anos depois, em 2023, Francisco recebeu um queijo artesanal mineiro, produzido em São Roque de Minas, na Serra da Canastra.
O presente foi enviado ao Vaticano, e o Papa respondeu com uma carta agradecendo o gesto e afirmando que gostou muito do produto típico mineiro.
Carta enviada pelo papa Francisco em agradecimento ao queijo mineiro.
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
Homenagens ao Papa Francisco em Minas Gerais
Com a confirmação da morte do pontífice, a Arquidiocese de Mariana, a mais antiga do estado, iniciou homenagens nesta segunda-feira.
Os sinos da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, no Centro Histórico de Mariana, vão tocar cinco vezes ao longo do dia.
A primeira missa foi celebrada às 7h e estava lotada. A igreja permaneceu aberta durante todo o dia para receber fiéis em oração.
Em Belo Horizonte, uma missa foi celebrada no Santuário São Paulo da Cruz, no Barreiro, durante o horário do almoço.
“Foi com grande pesar, porque para mim Papa Francisco era uma pessoa santa. A Igreja vai perder muito com a sua morte e eu espero que quem entrar continue o trabalho dele”, disse Goretti Perdigão, Ministra da Eucaristia da Paróquia.
Ainda na capital, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira, vai celebrar uma missa às 19h desta segunda-feira na Catedral Cristo Rei, em Venda Nova.
Outra celebração está marcada para terça-feira (22), na Igreja da Boa Viagem, matriz e marco zero da capital, também em homenagem ao Papa.
Vídeos mais assistidos do g1 MG