Ao retomar os trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado após afastamento por motivo de saúde, o deputado estadual José Dias (PL) fez um apelo direto aos contribuintes e aos parlamentares potiguares, para que destinem parte do seu Imposto de Renda às instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade.
Segundo ele, “ninguém tira um centavo do próprio bolso”, ressaltando que a legislação permite esse direcionamento de parcela do imposto sem custo adicional.
José Dias informou que sua contribuição foi direcionada a uma organização de proteção animal. E citou entidades que atuam no combate ao câncer, assistência a idosos e pessoas com deficiência ou em situação de extrema pobreza, como alternativas para doação. “Todo apoio, toda ajuda que se der é bem-vinda, é fundamental”, disse.
Ele criticou o uso de incentivos fiscais para beneficiar artistas com alto poder aquisitivo e ligação política. Para ele, os recursos públicos devem atender, prioritariamente, as causas sociais de maior impacto e necessidade. “Temos uma tradição de gastar dinheiro fabuloso com artistas ricos, muito ricos, que são apenas trabalhadores de causas políticas. Vamos fazer para quem realmente precisa”.
O deputado defendeu que a iniciativa seja adotada especialmente por aqueles que têm visibilidade e poder de influência, como parlamentares e pessoas influentes do RN. “Levar a nossa presença a estas causas é um gesto de consciência e de sabedoria”, afirmou. Ele disse que apoiar as entidades que fazem o trabalho social, que o Estado muitas vezes não consegue executar, é uma forma de fortalecer a sociedade e cumprir os deveres cívicos e morais.
José Dias relacionou o gesto a valores da Semana Santa, afirmando que doar parte do imposto para causas humanitárias representa não apenas caridade, mas responsabilidade. “Façamos isso não apenas por consciência, mas por sabedoria. É um gesto justo e necessário”.