
O Côrtes Villela recebeu a Certificação ONA, que, além de avaliar os critérios de segurança, exige uma gestão integrada dos processos promovendo ações de melhorias entre as áreas. Com essa conquista, o Côrtes passa a integrar um seleto grupo de serviços de Patologia Clínica (Laboratórios médicos) no Brasil a alcançar três certificações distintas na área da qualidade: ISO 9001:2015, PALC e ONA, reforçando seu compromisso com a excelência no segmento da saúde e no atendimento aos seus clientes.
Com foco em agilidade e segurança, o laboratório passou por uma avaliação detalhada, através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.
De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige: “No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas, e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Para a diretoria do laboratório, este é um momento de grande alegria e retrata o esforço de toda a equipe: “Nós estamos muito felizes com a acreditação recebida. Nossos colaboradores continuarão trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, através de ousadia criativa com execução disciplinada”.
Porém, mais do que um reconhecimento institucional, essa conquista representa um avanço concreto na experiência oferecida aos nossos clientes.

O compromisso com a inovação junto aos investimentos em segurança influencia diretamente os chamados indicadores de evolução (desfecho) — dados que mostram a efetividade dos cuidados de saúde prestados. Entre eles estão: redução do tempo de internação, menores taxas de infecções hospitalares, melhores índices de recuperação, aumento da satisfação do paciente e dos médicos, bem como a redução de reinternações, além da redução de custos de não qualidade, como falhas, gastos gerados por retrabalho, defeitos ou atrasos.
Ou seja, alcançar esse padrão de qualidade significa que pessoas estão obtendo um cuidado mais seguro, com processos bem definidos e resultados clínicos mais desenvolvidos, assim como médicos e prescritores vêm recebendo informações rápidas e confiáveis para uma melhor tomada de decisão e monitorização dos efeitos da decisão, verificando se os objetivos foram alcançados.
Outro pilar fundamental em gestão da qualidade é a escuta ativa de todos os usuários. Ao realizar pesquisas de satisfação contínuas tanto com os clientes quanto com a classe médica, reforçamos o compromisso com a saúde e o bem-estar, pois acreditamos que ouvir é o primeiro passo para evoluir.
Para tal, um dos principais instrumentos utilizados é o NPS (Net Promoter Score), que mede o nível de recomendação de nossos serviços. Essa métrica permite identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria em tempo real, promovendo ações rápidas e objetivas para aprimorar a experiência de todos.
Afinal, a qualidade de verdade é aquela que se mede e se aprimora todos os dias. Importante ressaltar que: “Não adianta ter certificações ou se dizer o melhor sem avaliar as interações e percepções do cliente. Só se pode definir que algo é bem-feito, através daqueles que utilizam: ou seja, o elemento mais importante: as pessoas”.

Em outras palavras, a certificação vai muito além de um selo, é uma demonstração do compromisso com a qualidade dos serviços, que fazem a diferença na vida das pessoas. A certificação ONA comprova a entrega de valor, e valor em saúde se traduz em resultados clínicos e as melhores experiências para todos os envolvidos.
A conquista da Certificação ONA é um marco, mas não um ponto-final. Seguir investindo em qualidade, inovação e escuta ativa é um dos propósitos do laboratório, pois, no Côrtes, acreditamos que a melhor forma de cuidar é estar sempre pronto e disposto a fazer melhor.
O post Qualidade reconhecida que se reflete em resultados apareceu primeiro em Tribuna de Minas.