EUA impõem tarifa de 104% sobre produtos da China

A guerra comercial entre Estados Unidos e China ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (8), com o anúncio da secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, de que o governo norte-americano vai aplicar tarifas de 104% sobre produtos chineses a partir da meia-noite desta quarta-feira (9).

A medida, segundo Leavitt, é uma retaliação direta à decisão da China de impor tarifas recíprocas e estabelecer novas restrições comerciais. Durante coletiva transmitida pelas redes sociais, a secretária criticou a postura de Pequim e reafirmou o compromisso do presidente Donald Trump com a defesa da indústria americana.

“Países como a China, que escolhem retaliar e tentam redobrar os maus-tratos aos trabalhadores americanos, estão cometendo um erro. O presidente Trump tem uma espinha dorsal de aço e não vai quebrar”, declarou.

Trump ameaça e cumpre

Na segunda-feira (7), Trump havia ameaçado aplicar 50% adicionais em tarifas caso a China não retirasse os 34% já impostos sobre produtos americanos. Com essa nova rodada, os produtos chineses passam a ser taxados em até 104% ao entrarem nos EUA.

As tensões começaram a escalar em março, quando Washington implementou uma tarifa de 20% sobre produtos chineses. No início de abril, foi decretado um novo aumento de 34%. Com a elevação anunciada nesta terça-feira, a taxação total chega ao patamar recorde.

Resposta da China

Em resposta às medidas dos EUA, Pequim também adotou tarifas de 34% e restringiu a exportação de terras raras, minerais estratégicos para setores como tecnologia e defesa. Além disso, proibiu o comércio com 16 empresas americanas.

Em editorial publicado no domingo (6), o Diário do Povo, veículo oficial do Partido Comunista Chinês, afirmou que a China está pronta para a disputa:

“O céu não cairá por causa das novas barreiras comerciais. Devemos transformar pressão em motivação”, disse o texto.

Fonte Agencia Brasil

The post EUA impõem tarifa de 104% sobre produtos da China appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.