Portos do Paraná inicia ações de conscientização no Abril Verde

As ações da quarta edição do Abril Verde na Portos do Paraná já se iniciaram com o mote “Influência Positiva – Seja um Protagonista da Prevenção”. Diariamente, equipes dos mais diversos setores do Porto de Paranaguá são reunidas para ouvir informações básicas, porém relevantes, para manter um ambiente laboral saudável para todos.

Trabalhadores da faixa portuária, pátios ou escritórios recebem um panfleto da campanha e são lembrados da importância de se usar corretamente os EPIs e também de manter os procedimentos de segurança no dia a dia.

“A gente sempre procura trazer temas relevantes e, este ano, estamos falando sobre o comportamento dos portuários em relação às ações preventivas de segurança, não somente nas áreas operacionais, mas também nas áreas de suporte”, justifica José Sbravatti, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa pública.

abril verde
Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho

Para Henrique Gonçalves, técnico de Segurança da PME – prestadora de serviço da Portos do Paraná –, o mais importante é reforçar essa necessidade de manter um comportamento seguro no ambiente de trabalho. “Repassamos a eles todas as regras básicas, como fazer a utilização dos EPIs necessários, o uso dos caminhos seguros e não utilizar o aparelho celular fora de local seguro. Nós procuramos conscientizar por meio do diálogo”, destaca Henrique.

Na visão de quem é impactado com as ações, receber essas orientações durante uma conversa é muito importante. “Usar os EPIs corretamente, cuidar de si, cuidar do colega, prestar atenção na atividade, saber dos riscos que tem na área em que está atuando é fundamental”, disse Anderson Cleiton dos Santos, da empresa Êxito – Serviços de Engenharia.

O resultado dessas campanhas, segundo Sbravatti, é a redução sensível do número de acidentes e incidentes. “Isso é fruto de um trabalho preventivo, de padronização, de atendimento a requisitos, com a participação dos operadores, dos prestadores de serviço, uma ação integrada feita por vários agentes”, finaliza o gerente.

  • Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Atração

No dia 29, está programado o ponto alto da campanha, com a montagem de uma estrutura com estandes em frente ao Palácio Dom Pedro II, para atendimento de profissionais de saúde, com exames rápidos, como aferição da pressão arterial, vacinação e distribuição de brindes.

Fonte: Portos do Paraná

Fotos: Claudio Neves/Portos do Paraná

Adicionar aos favoritos o Link permanente.