Prefeitura de Natal estuda PPP para gestão do Hospital Municipal

A Prefeitura de Natal está estudando a possibilidade de implementar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão do Hospital Municipal, conforme revelou o secretário de Saúde, Geraldo Pinho. A medida visa garantir a entrega e o pleno funcionamento da primeira etapa do hospital, cuja construção está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2025.

Em entrevista ao Jornal da Mix, Pinho detalhou a estrutura da primeira fase da obra, que contará com 100 leitos, sendo 90 de enfermaria e 10 de UTI. Ele explicou que, além dos leitos, a unidade terá um centro de diagnóstico por imagem e serviços como esterilização, farmácia e lavanderia. Segundo Pinho, o hospital terá capacidade para atender uma demanda equivalente a um hospital de grande porte, como o Walfredo Gurgel. “A primeira etapa vai ser do tamanho de um Walfredo e meio”, afirmou.

A obra está com 85% de execução, com previsão de entrega ainda para este ano. No entanto, o secretário reconheceu que existem dificuldades para garantir a contratação de pessoal, devido às limitações financeiras do município. Atualmente, a Prefeitura de Natal não pode realizar novas contratações para a área de saúde devido ao limite prudencial. O município conta com um cadastro de reserva de mil profissionais e está dialogando com o Ministério Público para encontrar soluções. “Estamos discutindo com o Ministério Público soluções e saídas para isso”, disse Pinho.

Além disso, o custo de manutenção do hospital também é uma preocupação. Para garantir a viabilidade financeira, a Prefeitura estuda redimensionar a rede de saúde, possivelmente incorporando leitos de outras unidades à nova estrutura hospitalar. “A gente consegue levar esse paciente para onde ele tem que estar. Primeiro, a gente deixa de gastar na UPA. E segundo, traz receita dentro do hospital”, explicou o secretário.

Sobre o risco de o hospital não entrar em funcionamento devido aos obstáculos enfrentados, Pinho afirmou que esse é um cenário possível, mas ressaltou que a Prefeitura está empenhada em evitar esse resultado. “Todos os esforços da prefeitura, da secretaria, estão sendo para que, realmente, de fato, o hospital entregue a primeira etapa”, afirmou.

Em relação à PPP, o secretário considerou a medida uma das melhores alternativas para garantir a operação do hospital e afirmou que está sendo feito um estudo sobre o assunto. “Está sendo estudado, sim. Está sendo feita consultoria, estudos, conversas com entes que podem participar junto conosco da gestão”, afirmou.

Pinho também comentou sobre a necessidade de diálogo com o governo estadual e federal para a concretização da obra e a implementação do hospital. “Se a saúde do Estado tiver ruim, a de Natal também. A recíproca também”, concluiu.

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) já esteve em Brasília discutindo o projeto com o ministro Alexandre Padilha, e a recepção do governo federal foi positiva, segundo o secretário. “A receptividade foi excelente no ministério. Temos um canal aberto no congresso em Brasília”, finalizou.

Hospital Municipal de Natal em obras. Foto: José Aldenir / Agora RN
Hospital Municipal de Natal em obras. Foto: José Aldenir / Agora RN

Hospital Municipal

Localizado na Avenida Omar O’Grady, próximo à UPA de Cidade Satélite, o hospital foi projetado para oferecer infraestrutura moderna e tecnologia de ponta. O hospital recebeu um investimento de R$140 milhões para abranger diversas especialidades e serviços.

Além do atendimento neonatal, ginecológico e obstétrico, o hospital contará com centro cirúrgico, centro de diagnóstico e atendimento 24h em urgências de alto risco. A estrutura planejada inclui setores de apoio fundamentais, como Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), cozinha, lavanderia e Central de Material e Esterilização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.