“O Alecrim e o Sonho” encerra exibições gratuitas com sala cheia na Grande Natal

Filmado em 2019 e exibido pela primeira vez em novembro de 2022 em um dos 26 festivais mais importantes do cinema, o longa-metragem do diretor potiguar Valério Almeida, “O Alecrim e o Sonho”, aborda a diferença de classes, as minorias que compõem a maior parte da sociedade, e principalmente o etarismo que cerca o cotidiano do protagonista de 80 anos, Vicente.

No coração do Alecrim, Vicente mora sozinho em um pequeno apartamento e oscila entre a realidade e sonhos lúcidos que relembram seu passado, o que dá nome ao longa, “O Alecrim e o Sonho”. Nas palavras do diretor, “o filme fala sobre esses sonhos, o dia a dia e a dificuldade desse personagem circulando pelo Alecrim […] O filme fala sobre etarismo, mas também sobre resistência e mais vida ainda durante a terceira idade.”

Com um elenco de grandes nomes do cinema nordestino, o protagonista é vivido por Fernando Teixeira (“Aquarius”), ator e diretor paraibano. Além dele, Valdinéia Soriano (“Ó, Pai, Ó”) interpreta Maria, uma mulher que ajuda Vicente nas tarefas de casa e vive com medo da violência e das mortes nas periferias.

Com roteiro escrito em 2016, o filme aborda temas ainda presentes não só na capital potiguar, mas em todo o mundo. As cenas de drama intercaladas com humor trazem o equilíbrio necessário para que o filme não se torne tão pesado, sem tirar a reflexão final.

Embora já tenha sido exibido em grandes festivais ao redor do mundo, como o International Film Festival of India, seu festival de estreia, e o Molodist Kyiv International Film Festival, em Kiev, na Ucrânia, Valério reforça a importância de exibir o longa em Natal: “Natal é o melhor lugar, o filme é sobre nós, sobre o que vemos e sentimos. Acho que ele bate muito mais para nós aqui do que para alguém na Índia.”

Apreciado não só no Brasil, onde ganhou o Troféu Cultura na categoria audiovisual em 2023, “O Alecrim e o Sonho” também foi premiado no festival Latino and Native American Film Festival em Connecticut e entrou na lista de pré-indicados à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2024.

Com a sala cheia, o Bae BioAtelier, em Pium, foi o palco para o encerramento da série de exibições gratuitas do filme em Natal/Grande Natal. A programação da mostra seguirá em setembro em cidades do interior do Rio Grande do Norte, como Alexandria (dia 04), Mossoró (dia 05), Serra do Mel (dia 06), Areia Branca (dia 06), Campo Redondo (dia 13), Caicó (dia 20), Acari (dia 20), Currais Novos (dia 21), Lajes (ainda sem data), Touros (dia 26) e Sagi (dia 28).

Valério afirmou com exclusividade ao AGORA RN que seu segundo filme de ficção, intitulado “Diga Adeus Que Vai Embora”, já está em andamento e começará a ser filmado em janeiro de 2025.l

Adicionar aos favoritos o Link permanente.