Fumaça no Norte do país deve cobrir o RS outra vez nesta terça

A fumaça proveniente de incêndios nas regiões norte e centro-oeste do Brasil deve cobrir o céu do Rio Grande do Sul na terça-feira (3). Imagens de satélite mostram que a fumaça está sendo transportada por ventos atmosféricos a 1,5 mil metros de altitude, criando um céu nublado e acinzentado.

A frente fria que chegou ao estado no fim de semana ajudou a limpar a atmosfera temporariamente, mas a fumaça retornará na terça-feira devido a uma onda de calor prevista para a segunda-feira (2). No entanto, a expectativa é que nova frente fria na quarta deve empurrar a fumaça para o sudeste e para o oceano, fazendo com que a situação melhore e a fumaça se dissipe na quarta-feira (4).

O fenômeno é causado por correntes atmosféricas que transportam partículas de fumaça, piorando a qualidade do ar e deixando o céu com um tom acinzentado. A situação é agravada pela combinação de queimadas intensas e altas temperaturas, que criam um ambiente inflamado e seco.

Estados como Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão enfrentando temperaturas extremas, entre 41°C e 44°C, o que intensifica os incêndios no Pantanal e contribui para o transporte da fumaça do Amazonas para o Rio Grande do Sul.

The post Fumaça no Norte do país deve cobrir o RS outra vez nesta terça appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.