O governo do Rio Grande do Sul está analisando a compra de uma nova aeronave a jato para substituir os modelos atuais, que são bi e monomotores. A justificativa da nova aquisição é a maior autonomia de voo e velocidade, permitindo deslocamentos mais rápidos em situações emergenciais.
O investimento previsto varia entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões. Além de ser utilizado para transporte do governador, o avião também deverá auxiliar no transporte de órgãos para transplante, remoção de pacientes em estado grave, envio de ajuda humanitária e deslocamento de tropas de segurança pública.
A gestão da aeronave ficará sob responsabilidade do Batalhão de Aviação da Brigada Militar.
Um dos modelos avaliados é o Phenom 300, da Embraer, que possui velocidade máxima de cruzeiro de 860 km/h e pode atingir 45.000 pés (13.716 metros) de altitude.
Atualmente, o governo do Estado conta com dois aviões: um Caravan, turbo-hélice e monomotor, adequado para pousos em terrenos variados, mas limitado a trajetos curtos; e um King-Air, turbo-hélice e bimotor, que oferece mais conforto, porém tem menor eficiência em longas distâncias.
Para efeito de comparação, enquanto um jato pode realizar o trajeto entre Porto Alegre e São Paulo em aproximadamente 1h15, o King-Air leva cerca de 2h.
Fonte: GZH
The post Governo do RS avalia compra de avião a jato appeared first on Agora No Vale.