Ainda Estou Aqui: confira a trajetória de sucesso até a estatueta do Oscar 2025

O cinema brasileiro celebra uma conquista histórica com a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025. O filme, que vinha acumulando prêmios internacionais e quebrando recordes de bilheteria, reafirma a força da produção audiovisual brasileira ao levar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial.

A Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, “Ainda Estou Aqui” se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de “Minha Mãe é uma Peça 3” (2018) e “Nada a Perder” (2019).

O sucesso nas bilheteiras também se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo. Apenas em 2025, o filme foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem a sua presença, a participação cairia para 22,1%.

Uma trajetória de sucesso

Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda Estou Aqui” construiu uma jornada notável. No Brasil, iniciou sua exibição em setembro de 2024 e logo ganhou projeção nacional. Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o longa registrou um crescimento expressivo de público, com um aumento de 57% na semana seguinte e um impressionante salto de 122% na semana subsequente.

A indicação ao Oscar, anunciada em 23 de janeiro, foi outro ponto de virada, gerando um novo aumento de 89% no público semanal. A Semana do Cinema, em fevereiro, impulsionou ainda mais os números, com um crescimento de 174%, marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde a estreia.

Abaixo, a Ancine preparou, com dados do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB, a cronologia do filme e seu desempenho de bilheteria, alavancado pelas sucessivas premiações.

Cronologia – lançamento e premiações:

  • 07/09/2024 – Festival de Veneza (2024): Prêmio de Melhor Roteiro.
  • 19/09/2024 – Lançamento inicial no Brasil – em apenas 1 sala (Salvador/BA).
  • 23/09/2024 – Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
  • 14/10/2024 – Festival Internacional de Cinema de Vancouver: Prêmio do Público.
  • 14/11/2024 – Lançamento nacional em 765 salas de cinema. Público de 578.153 na 1ª semana.
  • 21/11/2024 – Segunda semana de exibição com ampliação do circuito para 893 salas e aumento de 38% de público: 796.776 espectadores.
  • 17/12/2024: Incluído na Shortlist (Pré-seleção) do OSCAR. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, incluindo “Ainda Estou Aqui”.
  • 05/01/2025 – Globo de Ouro (2025): Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
  • 02 a 08/01/2025 (9ª semana) – O filme encerra sua 9ª semana com aumento de 57% do público (121.909), impulsionado pela premiação no Globo de Ouro no domingo. A segunda-feira após o prêmio registrou aumento de público em relação ao final de semana, atingindo público de 16.000, trajetória que seguiu em alta até o final de semana seguinte.
  • 09 a 15/01/2025 (10ª semana) – Em sua décima semana novo aumento de público em 122% (271.110) já fortemente relacionado à premiação no Globo de Ouro.
  • 16 a 22/01/2025 (11ª semana) – O filme tem uma queda de 34% de público (177.931).
  • 23 de janeiro de 2025 – Foram anunciados os indicados oficiais ao Oscar 2025; “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações: Filme, Filme Internacional e Atriz.
  • 26/01/2025 – Satellite Awards – Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
  • 23 a 29/01/2025 (11ª semana) – Com a indicação ao Oscar ocorre nova alta expressiva de 89% atingindo 336.059 espectadores, melhor público desde a quarta semana. Com a renda desta semana o filme se tornou a TERCEIRA MAIOR BILHETERIA NACIONAL DESDE 2018.
  • 30/01 a 05/02/2025 (12ª semana) – Queda de 26%, ainda com público expressivo de 247.757.
  • 06 a 12/02/2025 (14ª semana) – “Semana do Cinema”:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.