OAB propõe campanha para trazer escritório da ANM para Marabá

Na noite desta quinta-feira (27), a nova diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá tomou posse em solenidade ocorrida no Plenário da Câmara Municipal de Marabá. Dezenas de advogados, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estiveram presentes.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da OAB Pará, Sávio Barreto, que deu posse aos membros da diretoria da Subseção em Marabá por meio do juramento para o trabalho para o próximo triênio; a vice-presidente da OAB Pará, Brenda Araújo; o presidente da Subseção Marabá, Rodrigo Botelho; a vice-presidente da Subseção Marabá, Joana Lima; vereadora Cristina Mutran; João Tatagiba, vice-prefeito; Adriana Tristão, diretora do Fórum da Comarca de Marabá; e Fanny Rodrigues, delegada da CAPA.

Cerimônia marcou o início do novo triênio para a gestão da OAB liderada por Rodrigo Botelho

Rodrigo Botelho enalteceu a parceria com a Câmara de Marabá e disse que a OAB é irmã da Escola do Legislativo de Marabá, que realiza um trabalho fantástico na formação de crianças, adolescentes e jovens.

Botelho argumenta que o fortalecimento da OAB nos demais municípios da região sudeste do Pará é também uma forma de mostrar que a entidade cresce em todas as direções.

Nova diretoria empossada exibe a carteira repassada pela OAB Pará

Ele defendeu a instalação de um escritório da Agência Nacional de Mineração (ANM) em Marabá, onde a mineração é muito forte, mas os advogados não conseguem protocolar documentos no escritório da entidade nesta região. “Precisamos até mesmo de um curso de mestrado em direito minerário. A Vale está duplicação a ferrovia, a ponte rodoferroviária de R$ 4,1 bilhões e, numa região marcada pela mineração e os advogados não conseguem protocolar em Marabá um documento na Agência Nacional de Mineração”, lamentou.

Botelho disse que Marabá é a segunda comarca no Estado do Pará com os maiores índices de judicialização da saúde, e que os juízes têm grande trabalho nessa seara para analisar pedidos de transferência de pacientes para outros centros, às vezes por falta de médicos especialistas, UTI, medicamentos e outras carências locais. “E nós, advogados, somos o principal elo entre o sistema de saúde e os órgãos de Justiça para buscar fazer cumprir a lei”.

Ele também pediu ao Iterpa (Instituto de Terras do Pará) que instale uma sede em Marabá, sede de uma região com grandes dilemas de regularização fundiária, inclusive na área urbana.

Presidente da OAB Pará, Sávio Barreto coordenou a cerimônia de posse da diretoria da Subseção de Marabá

PARCERIA CMM-OAB

Falando em nome da Câmara, Dra. Cristina exaltou o trabalho dos advogados na Comarca de Marabá e falou sobre a boa relação entre o Poder Legislativo e a OAB, por meio da Escola do Legislativo. “Tenho honra por participar dessa cerimônia de posse e parabenizo, em especial, o presidente Rodrigo Botelho, que é querido por essa Casa de Leis. Ele tem uma presença constante em nossa Câmara, sempre trazendo palavras de ensinamentos. Lutamos por justiça e direitos da sociedade, que são objetivos em comum da OAB e desta Câmara”, ressaltou.

Dra. Cristina Mutran falou em nome do Legislativo e agradeceu parceria com a OAB

Adriana Tristão, diretora do Fórum, parabenizou os eleitos para a nova gestão e falou da importância da OAB para o sistema judiciário. “Rodrigo foi reeleito, não à toa, porque soube representar a classe nos últimos três anos. A Advocacia faz parte do tripé da justiça. Uma advocacia calada leva, desvalorizada, leva a um judiciário calado e desvalorizado. Desejo sorte e êxito a todos vocês na nova jornada”, disse a magistrada.

Antônio Gomes, tesoureiro da Subseção, disse que a missão da diretoria da Subseção será amparar os advogados e advogadas na defesa de suas prerrogativas. “Seremos vigilantes na luta pela dignidade dos advogados, pois sem advocacia livre não há justiça. Vamos construir uma Ordem mais forte e atuante, disse ele”.

MULHERES PROTAGONISTAS

A vice-presidente da Subseção Marabá, Joana Lima, ponderou que é preciso haver mais espaços de liderança para as mulheres na advocacia. Ela enumerou que, de 27 Seccionais da OAB no Pará, há apenas seis mulheres presidentes. “Estamos no caminho certo, mas ainda temos muito a crescer e a melhorar. Queremos mais do que ser ouvidas, mas também ocupar espaços de decisão. Valorizamos e protagonizamos a força de todas nós. Nosso compromisso é com a advocacia marabaense e com os direitos da sociedade”, observou.

Por sua vez, a vice-presidente da OAB Pará, Brenda Araújo, disse que a entidade precisa deixar de lado a adversidade que até pouco tempo reinava. Ela elogiou a integração de advogados da comarca local com os demais membros do sistema judiciário. “Estamos sentados na mesma mesa com os mesmos objetivos, que é entregar à advocacia o melhor que podemos. Estamos aqui diante de um grupo que vai dirigir não apenas Marabá, mas os outros 10 municípios dessa Subseção”.

Brenda Araújo revelou que são mais de 30 mil advogados ativos no Estado do Pará, atualmente, e que o tom que a gestão estadual quer dar para todas as Subseções é de “pura união e trabalho”. Inauguramos hoje, um novo momento, deixando de lado nossas adversidades, as diferenças que há pouco tempo reinavam, para colocar à frente a administração do melhor em prol da advocacia. Nossos projetos pessoais não vão prevalecer, mas a OAB, que precisa ser mais forte e nossa gestão será impessoal”, garantiu.

Por fim, a vice-presidente estadual garantiu que a OAB Pará dará protagonismo às mulheres e antecipou que a disputa pela vaga do Quinto Constitucional no TJPA terá, pela primeira vez, uma lista sêxtupla com pelo menos três mulheres para concorrer à vaga da OAB, garantindo a paridade de gênero.

A diretoria da Subseção é formada por Rodrigo Botelho, presidente; Joana Lima, vice-presidente; Antônio Gomes, tesoureiro; Letícia Collinetti Soares, secretária-geral; Ênio Monte, secretário-adjunto;

Os conselheiros subseccionais são os seguintes: Poliana Jéssica Duarte; Nicilene Teixeira Cavalcante; Ranyelle da Silva Septímio; Larissa Salame Bentes; e Irismar Araújo Melo.

Os municípios que estão ligados à Subseção da OAB de Marabá são Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Palestina, São Domingos, São João, São Geraldo e Piçarra.

(Ulisses Pompeu)

O post OAB propõe campanha para trazer escritório da ANM para Marabá apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.