Lavouras de milho safrinha precisam de chuvas regulares

Estimated reading time: 2 minutos

As lavouras de milho segunda safra (2024/25) na Regional de Toledo ocupam uma área de 462.000 hectares. O plantio foi realizado dentro do zoneamento o que traz mais segurança para os produtores rurais. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a previsão é de colher 3.200.000 toneladas.

As condições nas lavouras são boas, 90% da área está em fase de desenvolvimento vegetativo e 10% em fase de germinação. Contudo, a cultura necessidade de mais umidade. “Foi possível o plantio, mas precisamos de chuva para dar seguimento a safra. As chuvas estão muito desuniforme e em pouca quantidade”, comenta a engenheira agrônoma do Deral, Jean Marie Ferrarini.

Apesar das pancadas de chuva de verão, que ocorrem no final da tarde, as precipitações tem sido irregulares. Em algumas regiões, o volume não tem sido suficiente. Produtores e técnicos acompanham o desenvolvimento da safra e aguardam uma regularização das chuvas. “Talvez algumas áreas necessitem de replantio, mas por enquanto consideramos normal a condição das lavouras. Ainda é muito cedo para estimar prejuízos, estamos apenas no início da safra”, complementa a engenheira agrônoma.

ESTADO – Segundo Boletim de Condições de Tempo e Cultivo do Deral, no estado o milho da segunda safra apresenta boas condições de germinação e desenvolvimento, beneficiado pelas condições climáticas. O plantio avança conforme a colheita da soja vai evoluindo e já foi encerrado em alguns municípios. Boa parte das áreas destinadas à cultura já foi implantada, aproximadamente 65% dos 2.614.985 hectares projetados.

A expectativa é de que nos próximos 15 dias essa margem deve superar os 90% da área semeada. A produção estimada hoje é de 15,9 milhões de toneladas. A cultura apresenta baixa pressão de percevejos e cigarrinhas. Os produtores estão focados no manejo de plantas daninhas, pragas e doenças. As últimas áreas plantadas necessitam de chuvas para garantir uma emergência uniforme.

Da Redação

TOLEDO

O post Lavouras de milho safrinha precisam de chuvas regulares apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.